Notícias

Fundador do PayPal: Bitcoin envolve pessoas em uma espiral de ganância

O Bitcoin não possui um valor "justo" ou real, e a volatilidade do preço da criptomoeda não permite que ela seja usada como depósito de fundos. Isso foi afirmado em entrevista à Recode pelo fundador e ex-CEO do PayPal, Bill Harris.

O Bitcoin não possui um valor “justo” ou real, e a volatilidade do preço da criptomoeda não permite que ela seja usada como depósito de fundos. Isso foi afirmado em entrevista à Recode pelo fundador e ex-CEO do PayPal, Bill Harris.

Segundo ele, o Bitcoin não pode ser usado como meio de pagamento devido às altas comissões por transações – que além de tudo, demoram muito tempo. Além disso, Harris chamou a criptomoeda de “fraude”, cujo preço cresce de acordo com esquemas de “pump and dump”.

“O Bitcoin envovle compradores mal informados em uma espiral de ganância. Em que universo razoável é possível que alguém lance um script e crie milhões de dólares do nada?, pergunta o fundador do PayPal.

Harris apontou que o potencial da moeda está apenas em seu uso por criminosos para lavagem de dinheiro ou evasão fiscal – e que a mineração afeta negativamente o meio ambiente.

Por sua vez, a revista Forbes cita a opinião do conhecido especialista em criptomoedas, Kyle Torpey, que aponta para a erronicidade dos julgamentos de Harris. Como aponta Torpey, o Bitcoin tem casos reais de aplicação, enquanto a atividade criminosa, relacionada à criptomoeda, é um caso isolado mais do que qualquer outra coisa.

Ele também diz que Harris compara erroneamente a Primeira Moeda às altcoins e ICOs, apontando para casos de fraude nos projetos de Ofertas Iniciais de Moedas – embora o Bitcoin não tenha uma conexão direta com esses casos.

O problema das altas comissões e de longos períodos de confirmação de transações nos últimos tempos também não é mais tão relevante para o Bitcoin e, com a introdução da tecnologia Lighting Network, pode perder completamente seu significado.

Ao mesmo tempo, Kyle Torpey enfatiza que o principal valor do Bitcoin é que ele é uma moeda “resistente à censura” que não é destinada a compras diárias, chamando-o de “ouro digital em uma crescente sociedade sem dinheiro”.

Vale ressaltar que em março, um dos fundadores do PayPal, Peter Till, disse que o Bitcoin sempre será a criptomoeda dominante e expressou confiança em sua “perpectiva de longo prazo”.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *