Blockchains darão transparência a eleições

Um estudo visa o uso de blockchain na transparência de eleições tornando o processo praticamente inviolável

Publicado em 6 de setembro de 2016 por

Um estudo visa o uso de blockchain na transparência de eleições tornando o processo praticamente inviolável

Firma desenvolvedora de tecnologia de blockchains, Blockchain Technologies Corp.(BTC) revelou que esta trabalhando na criação de um processo eleitoral resistente a adulteração, apelidada de “VoteWatcher.”

Esta tecnologia visa assegurar duas funcionalidades básicas de um processo de votação. De acordo com a empresa, são eles:

  • Garantir que a máquina de votação capte corretamente a intenção do eleitor.
  • Salvaguardar a confiança dos eleitores de que seus votos estão sendo contados de acordo.

Hoje em dia existem urnas eletrônica, essa urnas eliminaram o uso de papel em eleições, porém esse sistema encontra resistência em vários lugares por não ser possível uma recontagem de votos, que garanta sua isenção.

A Blockchain Technologies Corp., está trazendo de volta o papel como solução para um sistema de votação à prova de falsificação. “Cédulas de papel são a única maneira de garantir uma eleição segura e precisa”, diz o anúncio da empresa. “O que acontece quando pessoas não especializadas pretendem auditar uma eleição conduzida usando urnas eletrônicas sem papel?”, Argumentou Nick Spanos, CEO Blockchain Technologies Corp. Acrescentando: Tudo o que você pode auditar é o código da máquina utilizada para calcular os resultados. Não há o registro original dos votos expressos. cédulas de papel são a única maneira de fazer recontagem real para o público.

Priorizando cédulas de papel como a “fundação” do seu sistema VoteWatcher, o processo terá cédulas de papel enviadas através de um scanner que gravará as escolhas dos eleitores durante a votação. Os dados digitalizados, juntamente com um hash da imagem da cédula são então carregados para a blockchain, protegendo o processo de adulteração.

Apesar de entender que a blockchain do bitcoin traz “todo um novo paradigma de integridade dos dados”, a empresa acrescenta que as cédulas de papel originais PERMANECERÃO a disposição para o caso da necessidade de uma recontagem de votos.

Blockchain Technologies Corp tem experiência no fornecimento de soluções para eleições, tendo realizado, com sucesso, as eleições de convenção do partido libertário no Texas e em Nova York.

De acordo com relatórios anteriores, a empresa planeja completar pelo menos uma de suas soluções de voto, apelidado VoteUnit, antes das eleições presidenciais de 2016.

Publicidade

Publicidade

Esperamos qeu o Brasil adote essa nova tecnologia, não só no voto mas, também na transparência das contas públicas.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment