Notícias

Gartner Executive: Blockchain é “supervalorizada”

'Blockchain Hype' está a evoluir mais do que as pessoas imaginam

Gartner Executive Peter Sondergaard diz ‘Blockchain tecnologia é’ mais sensacionalista agora ‘

O vice-presidente sênior de tecnologia da Gartner, Peter Sondergaard, recentemente fez declarações sobre a tecnologia blockchain. O executivo deu sua opinião sobre o foco atual da indústria de tecnologia financeira sobre livros distribuídos, a tecnologia subjacente Bitcoin.

Um monte de instituições financeiras antigas e bancos estão pesquisando e desenvolvendo blockchains para melhorar suas operações de negócios. Estas empresas acreditam que a tecnologia de blockchain pode melhorar o tempo de liquidação, verificar os pagamentos e transformar completamente mercados comerciais globais. No entanto, mesmo que exista um forte interesse vindo de muitas entidades, associados da Gartner acreditam que a falação do mercado é um pouco mais exuberante.

Em uma reunião com a imprensa Sondergaard disse: “Eu acho que é uma área fascinante para se atentar, mas acho que ela está sendo um tanto quanto supervalorizada. Acredito que ela está sendo mais sensacionalista do ponto de vista de seu impacto em curto prazo, porque existem muitas coisas ainda a serem melhoradas, coisas técnicas que precisam ser aprimoradas também”.

De acordo com um relatório recente da Ernst and Young (EY), chamado de “Inovação de Mercados de Capital e o Panorama da Fintech”, a tecnologia financeira vai crescer exponencialmente. No relatório, a empresa multinacional explica que nove tendências de tecnologia estarão na vanguarda desta mudança. Isso inclui contratos inteligentes, blockchains,  a Internet of Things (IoT), e Inteligência Artificial (IA). Algumas destas inovações, EY explica, podem demorar alguns anos para pegar:

“Embora um maior amadurecimento de tecnologias como AI, contratos inteligentes e Blockchain têm claro potencial para revolucionarem tudo; elas demorarão mais alguns anos para atingir sua plenitude”.

O relatório da EY também mostra alguma inter-relação entre essas nove tecnologias. Por exemplo, as tecnologias blockchain podem convergir em sobreposição com contratos inteligentes e automação robótica. Softwares podem fazer uma variedade de atividades que poderiam economizar milhões em custos de indivíduos e instituições. Operações como de integração do cliente, a liquidação pós-negociação, análise e gestão de risco são alguns dos muitos mercados que a FinTech afetará.

“As economias de custo de automatização de processos podem ser reinvestidos em iniciativas estratégicas de maior prazo, tais como a aplicação de Blockchain e contratos inteligentes para compensação, liquidação e relatórios. Utilidades industriais ou de terceiros devem ser exploradas para o fornecimento de uma ampla gama de serviços em pós-negociação”, diz o relatório da EY.

Enquanto o interesse bancário cresce, Sondergaard ainda vê potencial oportunidade de Blockchain No Sector Financeiro e para outras indústrias. Ele entende que a tecnologia tem mais do que empolgação apoiando-a. O executivo da Gartner diz que, no mundo das finanças, a tecnologia de blockchain “traz uma oportunidade para realmente reduzir o custo.” Além disso, ele acredita que o protocolo poderia transformar o modelo de câmara de compensação. Devido a essa capacidade, Sondergaard diz que muitas indústrias, além de finanças poderiam usar a tecnologia blockchain.

Ele também explica que os livros distribuídos tornam-se complicados quando se tenta utilizar em larga escala. “Quando você enche uma blockchain com os requisitos de todo mundo, para ter a contabilidade completa executada no seu ambiente, ela começa a ser muito pesada”, disse Sondergaard.

O executivo diz que ao longo dos próximos meses vamos ver anúncios de “grandes fornecedores” sobre compensação de contrato de blockchain. Isto terá seu papel devido à sua extensão dos modelos peer to peer oficiais. Sondergaard explica que os modelos peer-to-peer têm “impactado nossas vidas hoje”.

‘Blockchain Hype’ está a evoluir mais do que as pessoas imaginam

Segundo a Reuters, gigante de tecnologia IBM diz que 15 por cento dos principais bancos do mundo terão blockchains comerciais no próximo ano. A IBM espera que 65% dos bancos tenham  modelos que funcionem em três anos. Estas descobertas vieram de uma pesquisa que a empresa iniciou com 200 bancos. Em seguida, a empresa disse que promoveu o estudo de comentários de “outras” 200 instituições financeiras.

Tecnologia de contabilidade distribuída está ganhando vapor, mas muitos críticos se perguntam o quanto disso se tornará realidade. A questão é quanto tempo o interesse bancário durará, e se as blockchains conseguirão dominar o mercado.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *