Notícias

Governo contrata curso de Criptomoedas e Blockchain para “turma fechada”

diario oficial

No dia 4 de Dezembro de 2018, o Diário Oficial da União teve um item pouco esperado em seu meio, a contratação de um Curso de Criptomoedas, Blockchain e Estruturas Similares a ser ministrado pela empresa Blockchain Academy nas dependências da Dataprev em Brasília em uma data futura.

Assinado no dia 16 de Novembro, o acordo tem vigência de 4 meses e pretende promover instrução desse campo de crescente interesse em, conforme citado na publicação oficial, “turma fechada”.

O valor declarado pela instrução privada em “criptomoedas, blockchain e infraestruturas similares para negócios e para desenvolvedores” vai custar aos cofres públicos a quantia de R$ 170.000,00 a serem pagos para a empresa Blockchain Academy.

diario oficial blockchain criptomoeda

Apesar de possíveis questões poderem ser levantadas quanto ao quesito do edital em contratar um curso de tamanho interesse e abrangência para ser ministrado apenas para uma turma fechada, ao menos a Dataprev possui algum progresso tangível dentro da tecnologia.

Instituto Dataprev e Blockchain

Esta não é a primeira vez que o instituto governamental Dataprev, que já marcou presença até mesmo em hackathons,  esteve envolvido em pesquisa e desenvolvimento de Blockchain, IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) e de outras tecnologias emergentes.

Conforme blog da própria instituição menciona, já foi desenvolvido um serviço de utiliza Blockchain para intercambiar informações dentro da base de cadastro dos CPFs. Batizada como bCPF (Blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas), a solução visa dar mais agilidade e segurança para os processo da Receita Federal.

De acordo com o Diretor de Tecnologias e Operações da Dataprev, Matheus Belin:

“Esta (a Blockchain) é uma tecnologia disruptiva. É a primeira vez que desenvolvemos Blockchain na Dataprev e mais, que colocamos uma solução em produção em tão curto espaço de tempo. Este é um resultado positivo e nos credencia como uma empresa pública que desenvolve soluções com esse tipo de tecnologia”

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *