Notícias

Governo russo considera adoção e blockchain

Governo russo considera blockchain para melhorar o sistema nacional de pagamentos. A ideia é facilitar e agilizar os pagamentos.

Governo russo considera blockchain para melhorar o sistema nacional de pagamentos

A Federação do estado russo de Duma, o Ministério das Finanças e o Serviço Federal de Monitoramento Financeiro, conhecido como Rosfinmonitoring, vão analisar uma proposta elaborada pela Associação de Inovação Financeira (AFI) sobre melhorias regulatórias do Sistema Nacional de Pagamentos.

Uma das principais disposições da proposta era um roteiro que implicava a utilização da tecnologia Blockchain para criar um sistema de identificação de clientes imutável e transparente. Em essência, o governo russo está planejando, cautelosamente, o uso de Blockchain para identificar clientes do Sistema Nacional de Pagamentos.

A PlusWorld, uma publicação russa, relatou:

“Juntamente com oportunidades de expansão nas transações de curto prazo sob a identificação simplificada de clientes, planeja-se desenvolver uma abordagem e implementar um único identificador (possivelmente usando a tecnologia Blockchain)”.

Potenciais méritos e desvantagens da Blockchain

Para o governo da Rússia, vários benefícios podem surgir quando se utiliza um sistema de identificação baseado em Blockchain como a base do Sistema Nacional de Pagamentos. Um grande benefício é a capacidade da Blockchain de armazenar dados de forma segura em um ecossistema transparente.

Como a Blockchain permite a transferência segura de dados e a transmissão em tempo real das informações para todos dentro da rede, o governo pode identificar os usuários mesmo em meio a atualizações de identificação.

Além disso, a natureza imutável e descentralizada de Blockchain impede potenciais casos de ataques de hackers ou violações de dados, o que pode levar a alterações significativas na base de dados do governo, os quais poderiam muito provavelmente manipular dados financeiros e pessoais.

Questões e conflitos no processo de implantação

Como qualquer outro sistema monetário ou financeiro, o governo provavelmente criará uma plataforma de autenticação que conceda algum nível de controle para si mesmo e às autoridades locais.

No entanto, é praticamente impossível criar um sistema imutável com diferentes níveis de autoridade dentro de uma única rede, uma vez que elimina as vantagens de uma rede descentralizada.

Em outras palavras, uma Blockchain não pode ser centralizada devido a graves consequências de segurança.

Embora o roteiro e a visão do governo russo sejam claros com base no relatório das publicações locais, é importante que o mesmo considere as dificuldades que podem surgir nos processos de implantação.

Grandes redes criptográficas, como a do Ethereum, têm lutado para lidar com ataques externos, mesmo com a presença de uma comunidade de código aberto. Assim, tal sistema exigirá a assistência de um consórcio ou a formação de uma equipe de desenvolvimento experiente para liderar a fase de desenvolvimento.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *