Hacker da Zerocoin rouba 410 Bitcoins

Um ataque malicioso recaiu sobre a moeda digital Zerocoin, criando 370.000 unidades falsas da moeda, as quais foram vendidas por mais de 400 BTC.

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 por

Um ataque malicioso recaiu sobre a moeda digital Zerocoin, criando 370.000 unidades falsas da moeda, as quais foram vendidas por mais de 400 BTC em exchanges.

Em um anúncio feito nesta última sexta-feira, o time da Zerocoin declarou que um símbolo errado em uma parte da codificação de seu software “permitiu que um hacker criasse transações gastas de Zerocoin sem as moedas correspondentes.”

Publicidade

Publicidade

Durante um período de várias semanas, os criminosos criaram falsos tokens e venderam os mesmos  em várias exchanges sem levantar quaisquer suspeitas.

O anúncio da equipe de desenvolvimento ainda diz:

“Estimamos que os criminosos criaram por volta de 370.000 Zcoins, as quais foram vendidas quase que por completo, com a exceção de mais ou menos 20.000 Zcoins e absorvidas pelo mercado, o que gerou uma receita de 410 BTC aos malfeitores.”

Entretanto, o episódio teve um efeito interessante no valor da Zerocoin, que viu tanto seu preço quanto valor de mercado subirem.

Publicidade

Publicidade

Em um movimento incomum, os desenvolvedores decidiram não destruir nenhuma das moedas ou ainda não tentaram reverter nenhuma das transações ocorridas na ocasião da geração das moedas incialmente falsas.

Ao invés disso, eles enviaram uma circular para as exchanges, onde a negociação prossegue normalmente até o momento.

Eles ainda confirmaram que “a despeito da severidade do hack, não nos desfaremos ou bloquearemos nenhuma das moedas” criadas e usadas pelos hackers.

Zerocoin é um projeto feito para adicionar anonimato às transações do Bitcoin, operando dentro da rede do Bitcoin.

Até mesmo os recantos mais fortalecidos das criptomoedas podem ser vítimas de criminosos em dado momento. Até mesmo a segura carteira de hardware KeepKey teve seus dados comprometidos no Natal de 2016, oferecendo 30 Bitcoins de recompensa por informações que levassem à captura do hacker responsável.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment