Hackers descobrem como bloquear iPhone

Os hackers descobriram recentemente como bloquear remotamente os dispositivos da classe Mac e iPhone, usando a função "encontrar meu iPhone" no iCloud para esses fins, após o que eles exigem um pagamento em Bitcoins para efetuar o desbloqueio.

Publicado em 23 de setembro de 2017 por

Os hackers descobriram recentemente como bloquear remotamente os dispositivos da classe Mac e iPhone, usando a função “encontrar meu iPhone” no iCloud para esses fins, após o que eles exigem um pagamento em Bitcoins para efetuar o desbloqueio. Isso foi relatado pela publicação MacRumors.

A informação sobre os dispositivos bloqueados dessa maneira foi confirmada pelos usuários do Twitter: a única coisa que eles veem é uma tela de bloqueio com um pedido de pagamento no valor de 0,01 BTC como um resgate.

Publicidade

Publicidade

Embora não esteja claro como exatamente os hackers tiveram acesso à função “encontrar meu iPhone”, o que provavelmente poderia ter acontecido como resultado um vazamento das informações sobre os dados do usuário no iCloud. Depois de receber esses dados, os invasores podem fazer login nas contas dos usuários do iCloud e bloquear remotamente o acesso a um Mac ou iPhone usando o recurso “encontrar meu iPhone”.

A pior parte é que, independentemente de o usuário ter autenticação em dois estágios, os hackers, com acesso a senhas, simplesmente realizam o bloqueio do dispositivo através do iCloud.

Para se protegerem, os especialistas em segurança da Apple recomendam aos usuários, que desativem a opção “encontrar o meu iPhone” o mais cedo possível – para isso, você precisa ir às configurações e desligar o Find My iPhone.

Depois de inserir a senha, tudo deve ficar em ordem. Depois disso, você precisa proteger sua conta iCloud, ou seja, alterar a senha da Apple ID. Se, por algum motivo, o usuário não possuir autenticação de dois fatores, ela também deverá ser ativada.

Se o problema for detectado, também é recomendado que você entre em contato com o suporte da Apple, embora possa levar algum tempo para resolvê-lo. Assim, um dos usuários mencionados acima informou que a solução foi encontrada somente após dois dias.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment