Hotel austríaco paga resgate em Bitcoin por seus quartos

Pagar em Bitcoin foi a maneira mais barata e mais rápida de resolver o problema.

Publicado em 30 de janeiro de 2017 por

De acordo com declaração, um hotel de luxo na Áustria pagou um resgate em Bitcoin para destravar os quartos de centenas de hóspedes que não podiam entrar ou sair. O hotel foi incapaz de reprogramar novos cartões eletrônicos até que os hackers restauraram o sistema.

Os hackers restauraram o sistema em troca de 1.500 euros em Bitcoin.

Publicidade

Publicidade

O hotel já substituiu seus computadores e instalou novos padrões de segurança, e planeja instalar antiquados bloqueios de portas com chaves no futuro para evitar tais incidentes.

Os gerentes do Seehotel Jaegerwirt, um hotel de quatro estrelas na cidade alpina de Turracher Hoehe Pass, queriam divulgar o incidente para avisar os outros sobre a possibilidade. Os gerentes também querem mais ações para evitar o cibercrime antes que o problema piore. O hotel dispõe de um moderno sistema digital com cartões de chaves eletrônicos.

A gerência disse que foi a terceira vez que o hotel foi atacado por hackers. Porém esta foi a primeira vez que foram capazes de imobilizar todo o sistema.

Publicidade

Publicidade

O hotel estava totalmente cheio, com 180 convidados, disse Christoph Brandstaetter, diretor de hotel. Por isso, ele não tiveram escolha além de pagar o resgate.  Nem a polícia nem o seguro podem ajudar nessa situação, disse ele. Não houve reembolso do seguro porque a parte responsável não pôde ser encontrada.

Bitcoin agilizando o pagamento

Pagar em Bitcoin foi a maneira mais barata e mais rápida de resolver o problema.

Qualquer centavo pago a chantagistas dói na alma, disse Brandstaetter. Ele disse que outros colegas enfrentaram a mesma situação e reagiram da mesma maneira.

Uma vez que os hackers obtiveram o dinheiro, eles desbloquearam todo o sistema, permitindo que o hotel voltasse a funcionar normalmente.

Os hackers poderiam ter deixado uma porta para que pudessem realizar um novo ataque no futuro, porem a troca de todos os computadores tornou isso bem mais difícil, o hotel também adotou novos padrões e algumas redes foram desligadas.

Brandstaetter disse que o hotel vai instalar um antiquado sistema de fechaduras com chaves na próxima vez que renovar os quartos. Saiba mais sobre  Ransomware aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment