Notícias

Hyperledger Composer, a nova aposta da Linux em Blockchain

O Hyperledger Composer, é um esforço colaborativo, e será uma ferramenta que ajudará a construir redes de negócios em Blockchain.

O Hyperledger Composer, centrado na tecnologia Blockchain, foi aceito para incubação pelo Comitê Técnico de Orientação da Hyperledger. O Hyperledger Composer, é um esforço colaborativo, e será uma ferramenta que ajudará a construir redes de negócios em Blockchain.

Ele vai ajudar no desenvolvimento de contratos inteligentes e sua implantação através de livros distribuídos.

Baseado no Hyperledger Fabric, mas portátil

Em um post de blog publicado pela Hyperledger, eles revelam:

“Todo o trabalho feito no Composer até à data foi feito em cima da Hyperledger Fabric. No entanto, o Composer foi projetado para que possa ser suportado, ou executado em outras tecnologias de registro distribuídas, como Hyperledger Iroha ou Hyperledger Sawtooth”.

Portabilidade

A razão para a portabilidade, de acordo com a Hyperledger, é que todas as redes de negócios em Blockchain compartilham elementos como ativos, participantes, identidades, transações e registros.

A Hyperledger considera que, no momento, pode ser difícil para as organizações tomarem “caso de uso de negócios Blockchain” e mapear os conceitos em código. O Composer promete mudar tudo isso da mesma forma que as ferramentas de modelagem de software o fizeram na área da criação de programas.

Ativando desenvolvedores

Para entender a direção do projeto Composer, vejamos a explicação de Brian Behlendorf, diretor executivo da Hyperledger, sobre a iniciativa:

“A visão da comunidade para este projeto (que eu compartilho e amo) é tornar ainda mais fácil projetar e implantar redes de negócios em Blockchain. Isso deve tornar mais fácil tornar-se um desenvolvedor de Blockchain, subir a curva de aprendizagem envolvida e obter todos mais rapidamente para o ponto onde eles podem estar escrevendo aplicações reais. Esperemos que isso traga um monte de novos usuários para as plataformas da Hyperledger e leve alguns deles a se tornarem desenvolvedores dos componentes subjacentes.

Codificação de lógica de negócios

A Hyperledger manteve a linguagem de modelagem simples, mas centrada nos negócios. Segundo eles, a linguagem inclui palavras-chave como ativos e participantes que ajudarão os não-desenvolvedores e desenvolvedores a modelar sua rede de negócios.

O Composer fornecerá a capacidade de codificar a lógica de negócios como “funções de processador de transação” que serão escritas em JavaScript padrão, linguagem escolhida por ter uma programação moderna que está em rápida evolução, e é muito usada por desenvolvedores de todo o mundo.

Laços com a comunidade

No início, o projeto será encabeçado por Simon Stone, Daniel Selman e Kathryn Harrison da IBM, e Cong Tang e outros da OxChain. No entanto, como com todos os projetos da Fundação Linux, as coisas serão centradas na comunidade. Sobre isso, Behlendorf disse que:

“Todos os projetos da Hyperledger, como todos os demais da Fundação Linux, são impulsionados pela noção de que a comunidade lidera tudo – definindo o que é necessário, projetando o quadro geral, implementando as peças e depois iterando e melhorando continuamente. A equipe da Fundação Linux está aqui para aconselhar, facilitar, manter as pessoas focadas no envio de software de qualidade de produção e fornecer o processo e garantia jurídica que as empresas precisam. Mas são os desenvolvedores que estão capacitados para fazer todas as partes difíceis e importantes”.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *