Notícias

IBM, Veridium Labs e Stellar tokenizarão emissões de CO2

O gigante tecnológico IBM anunciou uma parceria com uma startup financeira especializada em soluções ambientais, a Vertex Labs.

O gigante tecnológico IBM anunciou uma parceria com uma startup financeira especializada em soluções ambientais, a Vertex Labs. Isso foi relatado pela CCN.

As empresas planejam tokenizar cotas de emissão de carbono com a ajuda da Blockchain Stellar. As cotas são utilizadas por empresas cujas atividades envolvem significativos riscos de poluição ambiental. As receitas da venda de tokens chamados Verde serão usadas para restaurar 250 milhas quadradas de florestas na Ilha de Bornéu.

Segundo participantes do acordo, o comércio de cotas para emissões de carbono já é praticado há algum tempo, mas há ainda algumas dificuldades em manter registros de tais cotas. Segundo a IBM e a Veridium Labs, a utilização da rede Stellar eliminará muitas dificuldades e tornará o processo de comércio em cotas mais transparente.

“Ao longo dos anos, em todas as etapas da cadeia de valor, procuramos eliminar o impacto negativo no meio ambiente. No entanto, as decisões anteriores foram repletas de dificuldades e consideráveis custos”, afirmou Todd Lemons, CEO e co-fundador da Veridium. “Nossos ativos ambientais digitais são projetados para ajudar empresas e investidores institucionais a comprar e usar cotas para emissões de carbono para reduzir seu impacto ambiental atual e proteger-se contra possíveis riscos futuros”, continuou.

Vale ressaltar que esta iniciativa não é uma simples prova de conceito ou um projeto piloto. Além disso, para implementar o projeto, em vez de uma Blockchain privada disponível apenas para “empresas selecionadas”, uma rede pública Stellar será usada. Essa abordagem fornecerá acesso ao programa para um grande número de participantes em todo o mundo.

“Usando uma rede pública, podemos ajudar a Veridium a criar um novo mercado viável que beneficiará os negócios e o mundo em geral”, disse Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior para plataformas de indústria e Blockchain da IBM. “Este é um excelente exemplo de como indústrias inteiras estão sendo transformados graças à Blockchain. Neste caso, conseguimos criar uma abordagem mais eficiente e transparente para a contabilidade de carbono, que permitirá que indivíduos e empresas tenham um impacto positivo sobre o meio ambiente”, completou.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *