Notícias

ICO da SunContract entra em seus momentos finais

suncontract sale snt 20h

A Suncontract, startup eslovena que visa estimular a inovação do rígido setor de energia utilizando a tecnologia Blockchain, está entrando nos momentos finais de sua Oferta Inicial de Moeda (ICO) par seu token padrão ERC20, o SNT, que será a força motriz de sua futura plataforma para compra e venda de energia elétrica.

A plataforma descentralizada permitirá a negociação de energia entre produtores e consumidores e ainda proverá transparência e eficiência, características nativas garantidas pela blockchain Ethereum.

O setor de energia hoje

Existem muitas questões quanto à transmissão de energia, suprimento e métodos de pagamento quanto ao sistema da SunContract. A resposta para essas questões é simples: a clássica conexão entre consumidor e rede nacional de energia não irá mudar dramaticamente.

O mercado de energia funciona atualmente da seguinte forma:

As maiores fontes de geração de energia no mundo são as grandes usinas movidas à carvão, urânio ou energia hidroelétrica. Apenas uma pequena porção de toda a eletricidade utilizada é proveniente de pequenos produtores como fazendas de energia solar, eólica, gás e etc.

Os grandes vendedores então compram essa produção barato e vendem a preços inflacionados diretamente aos consumidores como residências, pequenos e médios negócios e, às vezes, também a grandes consumidores.

O preço da energia oferecida aos consumidores também inclui custos de amortização e desvios padrão. Esses custos acontecem quando existe uma diferença na produção prevista e consumo.

A rede possui seu próprio máximo e mínimo para distribuição e consumo de energia, os quais são previstos de antemão. E, quando existe uma falta de energia, o vendedor precisa comprar o que lhe falta.

Como você bem pode imaginar, isso não sai barato. Otimizar a produção e consumo de energia com a introdução de baterias e redes inteligentes reduziria em grande parte esses problemas e aumentaria a confiabilidade desse cálculo prévio.

Além disso, ao redor do mundo, são os governos nacionais que regulam o setor energético. Na Europa, o Parlamento Europeu introduziu regras para todo o mercado energético europeu. Essas regras promovem a competição e melhor seleção de provedores para os consumidores. A nova legislação europeia permite que os consumidores mudem facilmente seu provedor de energia.

Os Estados membros precisam equilibrar suas regras internas para conseguir um mercado eficiente e competitivo de energia. Regras comuns ditam o curso da legislação energética na União Europeia, onde projetos como o SunContract podem expandir seu modelo de negócios por todo o continente.

Ideia

O que um pequeno projeto de startup pode fazer num rígido mercado energético que demanda inacreditáveis investimentos iniciais? Normalmente, quando alguém tenta introduzir uma inovação no setor energético, essa pessoa acaba sendo “amigavelmente” levada a deixar tudo como está e manter as coisas como estão.

Entretanto, o potencial para esse projeto é enorme. A inovação da Blockchain está abrindo as portas do mercado energético para ideias que pareceriam algo impossível apenas há algum tempo.

A tecnologia Blockchain se apoia em uma rede de computadores que valida às transações, o que garante consenso comum dos dados escritos no livro-razão público. Esse sistema é completamente transparente e não permite mudanças nos dados passados. Com essa característica nativa, qualquer pessoa pode verificar a informação como um todo, o que estabelece um alto nível de confiança nos negócios energéticos.

Se baseando nisso, a SunContract provê uma oportunidade ao emergente mercado de distribuição de energia alternativa que, ao menos na Europa, satisfaz os critérios regulatórios e ainda utiliza a tecnologia Blockchain. O atual sistema energético será atualizado com as vantagens da blockchain como flexibilidade, eficiência e transparência.

Essa nova tecnologia permite a negociação direta, p2p, o que significa que o consumidor poderá comprar sua eletricidade diretamente do proprietário de uma pequena usina. Os processos de negócios (como administração, tomada de decisão e operações), nesse cenário, também seriam digitalizados e otimizados.

O projeto irá prover uma melhor experiência para o cliente e alto nível de transparência, uma vez que os dados seriam publicados na blockchain, tornando as transações e transmissão de energia públicos. Além disso, também será permitido o anonimato, apenas os donos da chave pública saberiam seu próprio endereço. Ainda existem possiblidades para melhorias no futuro, uma vez que a tecnologia ainda está em desenvolvimento.

ICO da SunContract

suncontract blockchain energia snc token

A ICO da SunContract está prevista para terminar nas próximas 20 horas, e até o momento foram arrecadados 8.487 ETH, o que soma aproximadamente US$ 1,67 milhão. O mínimo para o projeto ir adiante já foi conseguido, contudo, por agora o previsto é que eles implementem apenas uma plataforma a nível nacional na Eslovênia.

Caso a solução consiga arrecadar pelo menos 10 mil ETH, é esperado que eles implementem uma plataforma que funcionará transcendendo fronteiras em nível internacional. Para saber mais sobre o projeto, verifique seu white-paper.

Se você tiver gostado do projeto e quiser fazer sua contribuição para conseguir os primeiros tokens SNT, um ativo totalmente apoiado por energia limpa, visite o site da ICO.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *