Notícias

Jaxx Cancela Integração com Monero

Jaxx cancelou abruptamente sua tão esperada integração de Monero em sua plataforma, citando "muitas dificuldades". Entre acusações a coisa ficou complicada.

Jaxx cancelou abruptamente sua tão esperada integração de Monero em sua plataforma, citando “muitas dificuldades”.

A carteira multiCoin, que se integra em uma variedade de plataformas com foco na experiência do usuário, foi programada para integrar a criptocorrência centrada na privacidade no ano passado, mas enfrentou repetidos atrasos. O CEO Anthony Di Iorio anunciou o cancelamento da integração via Twitter.

Questões que impedem a integração

Durante o processo de integração, a Jaxx supostamente encontrou dificuldades técnicas com o ecossistema monetário do Monero, detalhado em um post de Di Iorio em 19 de dezembro:

“Acreditamos ter determinado que as questões críticas estejam nos levando a problemas com o crescimento Monero e que esses problemas estão dificultando a adoção e o sucesso do ecossistema Monero”.

“Como tal, estamos pedindo o apoio da comunidade de desenvolvimento do Monero para nos ajudar a superar esses problemas. Estamos confiantes de que, se esses obstáculos puderem ser superados, a Monero terá uma grande chance de florescer. Acreditamos que, a menos que sejam resolvidas, essas questões dificultam muito a capacidade do Monero de competir com projetos que têm características semelhantes”.

Di Iorio enumerou os três desafios principais que enfrentam o processo da integração, e que ameaçam o potencial de todas as integrações futuras em sistemas similares da carteira:

“Suporte de biblioteca de cliente não existente – para um projeto tão antigo quanto Monero é peculiar que seu dev  não fez isso. Teríamos que implementar o suporte para recursos de anonimização. Há RPC (Remote Procedure Calls), limitações de API que exigem alterações no daemon do Monero.”

Sugestões sobre dificuldades em trabalhar com a comunidade Monero

Para acelerar o processo de integração, Di Iorio trabalhou em estreita colaboração com o principal desenvolvedor do Monero, Fluffypony, embora tenha afirmado que não era suficiente para concluir o processo de forma oportuna: “Como mencionado em postagens anteriores, gostaríamos de agradecer Fluffypony por fornecendo-nos assistência com a integração. Mas precisamos de mais ajuda do que ele tem sido capaz ou estava disposto a fornecer.”

Os comentários de Di Iorio parecem sugerir um possível conflito de interesses por parte de Fluffypony, destacando seu papel como um dos principais contribuintes do Monero GitHub,

Bem como a execução da popular carteira Web MyMonero, possivelmente dando um incentivo para limitar o montante da assistência que Fluffypony forneceu:

“A questão é que sua ajuda tem sido limitada, embora ele seja um dos principais contribuintes do Monero, ele também possui a MyMonero e tem um incentivo de lucro para não dar seu molho secreto no final.” O MyMonero gera ganchos direito para o código e isso juntamente com ele sendo um dos poucos contribuintes principais sobre o Monero Github dá ao MyMonero uma mão superior contra outros projetos tentando criar serviços semelhantes.

Uma fonte chave do conflito parece ter sido uma diferença nos canais de comunicação, com a equipe Jaxx preferindo conduzir conversas em seu próprio canal Slack em privado, enquanto a comunidade Monero preferia conversas públicas em seu próprio subreddit.

Em um post no reddit do Monero, que contém mais de 100 comentários e sublinha a divisão de comunicação, Di Iorio destacou este conflito como um fator chave na decisão de manter as discussões de integração fora Reddit:

“Estamos reavaliando nossa transparência e o uso do Reddit para nos comunicar com a comunidade Monero. A quantidade de comentários venenosos e falta de apoio em resposta a esses comentários são realmente desanimadores e não nos inspiram a continuar trabalhando na integração do Monero… mas talvez seja isso que alguns dos que comentam querem.

Após discussões internas, decidimos não usar o Reddit mais para discutir nossos planos relacionados ao Monero. Se revelar se tornou mais prejudicial para a nossa equipe, então, não vale a pena. Movendo as discussões totalmente para o nosso canal Slack e outros caminhos de mídia social.”

Problemas para conciliar abordagens de código fechado e open-source?

Em um comentário sobre o Reddit, Fluffypony afirmou que ele havia dado mais assistência que suficiente a equipe Jaxx, e expressou frustração com a forma como a comunicação entre as duas equipes tinha sido descartada.

“Eu não sei o que mais você quer, quando o código para fazer tudo o que você precisa foi dado a você, tanto em C + + para o backend / frontend, e em JS para o frontend”, explicou. “Gostaria também de salientar que alguns de seus desenvolvedores frequentemente levavam conversas para mensagens particulares, apesar de eu lhes pedir para terem a conversa no canal para que todos os desenvolvedores da Jaxx pudessem se beneficiar dele”.

Fluffypony finalmente enfatizou um ponto-chave de uma abordagem de código fechado vs código aberto, e os desafios de reconciliar os dois: “Infelizmente, não podemos escrever suas ferramentas proprietárias de código fechado para você, nem posso dar-lhe o código-fonte do MyMonero. Embora eu tenha oferecido várias vezes para estruturar algo em torno disso. “

A maré vira contra a Jaxx

A resposta à decisão de parar os planos para a integração do Monero foi tomada com um grau de hostilidade pela comunidade no Reddit. Purported, membro central da equipe Othexmr disse: “Lol, eles alegaram que estão acabando com integração XMR. Eles simplesmente estavam mentindo como todos os golpistas safados aqui.”

“Era óbvio que estavam só de sacanagem depois que os atrasos começaram. Ou eles têm os piores devs da indústria, ou eles estavam apenas fazendo isso em uma tentativa (falha) de manipular o mercado. Atrasos constantes, culpando Fluffypony, etc, ” disse o usuário Brilliantrocket, ainda acrescentando: “Por favor, fiquem a fazer carteiras para clones de Bitcoin e moedas falsas que é o que, aparentemente, tudo que vocês são capazes de fazer.”

Fluffypony resumiu seu sentimento em uma resposta sarcástica, dizendo: “Sim, foi 100% minha culpa. Eu não escrevi o código para eles de graça. É porque eu só estou interessado em que o Monero seja usado por um pequeno grupo de elite.”

A comunidade Monero continua otimista quanto ao futuro

Apesar deste retrocesso temporário, várias implementações estão no horizonte para tornar o Monero muito mais amigável e estimular uma adoção mais ampla. Uma versão móvel do MyMonero está supostamente em desenvolvimento, programada para ser lançada em “3 a 5 anos no máximo”. A plataforma Exodus também está trabalhando em uma integração Monero, alegando que é o “recurso n.º 1 em solicitações”.

Virgil Vaduva, CEO da plataforma Cell 411 e fã de longa data do Monero, permanece esperançoso sobre o futuro da moeda, notando a significativa melhoria na usabilidade fornecida pela carteira gráfica de usuário beta recentemente liberada.

Independente desses contratempos, a comunidade Monero não dependeu da Jaxx até o momento e não irá morrer por não ter o suporte deles. Talvez, em alguns anos seja a Jaxx que vá atrás da comunidade Monero, implorando por integração, talvez não. O futuro dirá se o Monero fica para a história ou será esquecido.

 

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *