Justiça da Noruega decide receber multa em Bitcoin

Publicado em 13 de março de 2017 por

Noruega estabelece um precedente: os traficantes de drogas ativos na Silk Road pagarão multa em Bitcoins

O Ministério Público norueguês exigiu que os suspeitos no comércio de drogas pagassem uma multa em Bitcoins. Isso foi relatado pela Associated Press.

Publicidade

Publicidade

O processo

Os traficantes de drogas foram detidos em junho de 2015. Três homens, através do então popular site Silk Road, venderam mercadorias proibidas e substâncias psicotrópicas ilegais, e utilizaram como via de pagamentos o Bitcoin e outras Altcoins. Durante a busca, os detidos foram apreendidos com drogas e equipamentos de informática.

O Ministério Público ordenou aos suspeitos que pagassem uma multa de 120 Bitcoins e 3,1 milhões de NOK (coroa norueguesa).

“Isso não é de forma alguma um reconhecimento oficial da moeda digital pela Noruega”, disse o promotor Beck Pedersen.

Segundo Pedersen, a “investigação foi complexa” e durou cerca de dois anos, durante os quais a polícia norueguesa cooperou com investigadores estrangeiros.

O veredito do tribunal sobre este caso é esperado para o final do ano.

Entenda o caso

A Silk Road foi a maior plataforma de negociação anônima da internet, nessa plataforma por conveniência usavam-se o Bitcoin e outras altcoins como moeda de negociação. Em geral, a Silk Road vendia mercadorias ilegais e/ou proibidas, acredita-se que eram comercializados itens de toda ordem na plataforma, desde maconha ate escravas chinesas. A plataforma funcionou por quase três anos antes de ser fechada entre os anos de 2011 a 2013.

O proprietário e criador da Silk Road, Ross Ulbricht foi preso em 02 de outubro de 2013, sob varias, acusações entre elas: tráfico de drogas, ataques de hackers, conspiração para lavagem de dinheiro, facilitação ao crime entre outras coisas. Ele foi condenado em 29 de maio de 2015 à prisão perpetua sem direito a sursis, e atualmente está cumprindo pena no Metropolitan Correctional Center, em Nova York. Ross aguara ainda o julgamento de um recurso.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment