Notícias

Lançada a versão alfa da Hyperledger Fabric 1.0

A rede hyperledger desenvolvedora do projeto Iroha, lança seu produto Hyperledger Fabric 1.0, que visa facilitar as mais variadas transações comerciais.

Brian Behlendorf, diretor executivo da Hyperledger acredita firmemente que a Blockchain fará sua estreia na indústria de finanças comerciais até o final de 2017.

Em 14 de março, o Projeto Hyperledger, liderado pela Linux Foundation, prometeu à comunidade lançar um protocolo Blockchain pronto para produção até o final deste mês.

Exatamente 10 dias após o anúncio da Hyperledger, o lançamento alpha da versão Hyperledger Fabric 1.0, o software de código aberto que está sendo desenvolvido pelas principais corporações e instituições financeiras, foi lançado.

Coincidente com a versão alfa do Fabric 1.0, a IBM anunciou o lançamento de seus serviços de Blockchain de nível empresarial implantados no topo do sistema de nuvem da empresa. Marie Wieck, gerente geral da IBM Blockchain, afirmou que o objetivo da IBM, e de outras corporações que utilizam Fabric 1.0, é construir uma infraestrutura robusta baseada em Blockchain para operações em larga escala.

Em 24 de março, Wieck escreveu:

“A IBM utilizou décadas de experiência na execução dos maiores sistemas de transações do mundo para bancos, companhias aéreas, governos e varejistas, para construir os serviços de Blockchain mais seguros para a empresa. Os serviços de Blockchain da IBM são construídos na Rede de Negócios de Alta Segurança da IBM e projetados para organizações que exigem redes de Blockchain confiáveis, abertas e prontas para os negócios.”

Com a IBM na vanguarda do desenvolvimento da Blockchain, o projeto Hyperledger pretende manter o ímpeto da fundação e introduzir seu protocolo de Blockchain de produção pronto para várias indústrias.

Especificamente, a Hyperledger está planejando atingir o setor de transações financeiras, oferecendo uma plataforma baseada em Blockchain capaz de processar transações de forma autônoma, estabelecer pontos de dados em tempo real e manter a transparência em todos os momentos.

Em uma entrevista, Behlendorf afirmou:

“No comércio financeiro, como eu entendo, as coisas não são realmente automatizadas, e muitos dos negócios feitos são baseados em papel, em relacionamentos um para um. Você tende a não ter pessoas no mercado que são tão dominantes que podem ditar termos de tecnologia de cima para baixo, a tecnologia precisa vir de baixo para cima, baseada em rede, esse tipo de coisa. Meu instinto diz-me que a demanda de mercado conduzirá muito do interesse na tecnologia de Blockchain. As negociações financeiras seguirão isso, porque se beneficiam dos mesmos tipos de automação: a coleta de dados e o desenvolvimento do histórico que o rastreio de demanda fornece”.

Entrando de cabeça na Blockchain

A grande maioria das empresas de financiamento de comércio lida com uma ampla gama de serviços, incluindo empréstimos, emissão de cartas de crédito, factoring, crédito à exportação e seguros.

Como várias instituições, parceiros e clientes podem estar envolvidos em uma única atividade ou operação, a maioria das empresas do setor mantém várias bases de dados ou plataformas para gerenciar diferentes tipos de dados.

No entanto, o objetivo da Hyperledger, e de outras organizações Blockchain visando o setor de finanças comerciais, é fornecer uma infraestrutura única, que pode lidar com todas as operações acima mencionadas.

Com a utilização de contratos inteligentes, as transações, a liquidação de dados e os acordos podem ser todos resolvidos autonomamente, sem a aprovação manual das respectivas contrapartes.

Crescendo a mais a cada dia

 A rede Hyperledger também comanda o projeto Iroha, que hoje recebeu mais cinco adesões de peso. Entre as empresas novas estão a Panasonic, Indetail, Intec, CAC e a NTT Data.

O objetivo principal do projeto é desenvolver uma robusta biblioteca de componentes que possam ser efetivamente utilizados em várias soluções baseadas em blockchain, criadas com base nos desenvolvimentos da Hyperledger.

Junto com a Iroha, a Hyperledger apoia projetos de blockchain como Sawtooth Lake, Fabric e Cello.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *