Malta receberá de braços abertos a blockchain e o Bitcoin

O governo de Malta está desenvolvendo uma ampla estratégia nacional que fará o governo abraçar acolhedoramente a blockchain e o Bitcoin.

Publicado em 1 de maio de 2017 por

O governo de Malta está desenvolvendo uma ampla estratégia nacional que fará o governo abraçar acolhedoramente a blockchain e o Bitcoin. De acordo com um relatório do boletim “Malta Today”, o Gabinete da nação insular aprovou o primeiro projeto de uma estratégia nacional para promover a blockchain. A revelação foi feita pelo primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, falando em uma conferência financeira oficial.

“Devemos estar na linha de frente abraçando a blockchain e o Bitcoin… Nós devemos ser os que os outros copiam”, afirmou o primeiro-ministro.

Publicidade

Publicidade

O primeiro-ministro acrescentou que Malta se tornaria um dos primeiros países do mundo a abraçar a tecnologia blockchain em um nível nacional. A estratégia da nação, que ainda está em sua fase preliminar, será colocada em breve para consulta pública, acrescentou Muscat.

Embora mantendo a maior parte dos detalhes em segredo, Muscat insinuou algumas aplicações da tecnologia blockchain, particularmente para a manutenção de registros, dizendo:

“Isso não é apenas sobre o Bitcoin, eu também estou ansioso para ver a tecnologia blockchain implementada no registro de terras e nos registros nacionais de saúde. Malta pode ser um farol global a este respeito”.

Publicidade

Publicidade

Europa: o continente do Bitcoin

Os comentários de Muscat são notáveis e trazem um endosso significativo para a tecnologia blockchain, uma vez que ele é o oficial público mais elevado do país como o chefe do governo.

O primeiro-ministro convidou outros líderes da União Europeia a abraçarem e aproveitarem o potencial das criptomoedas para se tornarem a “Europa o continente do Bitcoin”. Ele afirmou:

“Eu entendo que os reguladores são cuidadosos sobre essa tecnologia, mas o fato é que ela está avançando. Devemos estar na linha de frente para abraçar esta inovação crucial, e não podemos simplesmente esperar que os outros tomem medidas para que então nós as copiemos. Devemos ser os pioneiros, os que são copiados”.

Muscat esta se esforçando para criar uma forte agenda para a tecnologia blockchain em seu país, em uma realidade pós Brexit, a esperança é atrair qualquer parte da indústria FinTech do Reino Unido, amplamente considerado com o hub mundial para a tecnologia financeira.

O primeiro ministro revelou que, se conseguir atrair pelo menos 1% da indústria de FinTech do Reino Unido para as costas de Malta, já traria 200 milhões de euros para a economia local.

Nesse ínterim, a Bolsa de Valores de Malta já definiu o caminho para o desenvolvimento de sua estratégia para a tecnologia de blockchain de pesquisa no final de 2016.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment