Martelo e Martelo Invertido – sinais de fundo que sinalizam reversão de uma tendência de queda para uma tendência de alta

No mercado de capitais, nem sempre as coisas saem como esperado. Mesmo estudando o máximo possível a respeito de um ativo e do cenário que o cerca, há sempre a possibilidade de surgir um evento inesperado ou mudança em alguma variável que o afete. Nesse sentido, o mercado hoje disponibiliza diversos recursos que nos ajudam, por exemplo, a minimizar os riscos.  

Publicado em 26 de outubro de 2018 por

Sinais de topos e fundos

Dentro da análise técnica são sempre levadas em consideração as movimentações no gráfico. Os padrões gráficos formados por candlesticks podem fornecer ao investidor importantes informações a respeito de tendências, topos, fundos e outros. Essas figuras são interpretações dos movimentos dentro de um determinado período intencionando, para, sobretudo, rastrear alterações no período anterior que possam influenciar o próximo. Nesse sentido, além de informações a respeito dos próximos movimentos, as figuras gráficas podem ajudar os investidores indicando os momentos mais favoráveis para entrada e saída em determinado mercado, ainda mais no que tange a mercados de tendência.

Alguns desses sinais e padrões gráficos já foram abordados. Neste artigo falaremos os sinais Martelo (Hammer) e Martelo Invertido (Inverted Hammer). Tanto o Martelo quanto o Martelo Invertido são sinais de fundo que sinalizam reversão de uma tendência de queda para uma tendência de alta. Logo, ambos indicam aos investidores potenciais momentos para entrada.

Martelo (Hammer)

O padrão Martelo ou Hammer é um sinal de fundo muito comum. Sendo um sinal de fundo, esse padrão de alta sinaliza a mudança de um movimento de baixa para um movimento de alta.

O Martelo é representado por um candle. Ele possui uma forma semelhante à de um martelo, marcado por uma abertura e depois uma queda, apresentando melhora até o final do período, atingindo um fechamento próximo da abertura. O corpo real do candle, nesses casos, pode chegar a até um terço do tamanho total do candle e precisa de confirmação por meio de uma nova barra de alta no período subsequente, com fechamento acima do nível do martelo. Ademais, também é importante que não exista pavio superior. Caso haja, esse pavio deve ser muito curto.

Por ser um sinal de fundo é necessário que esse padrão se forme após algum movimento de queda, ainda que seja somente uma realização dentro de uma tendência de alta.

Martelo e Martelo Invertido - sinais de fundo que sinalizam reversão de uma tendência de queda para uma tendência de alta

Principais Características

  • Acontece após um movimento de queda
  • É formado somente por um candle, com corpo pequeno e um pavio longo na parte inferior
  • O pavio de ter pelo menos duas vezes o tamanho do corpo
  • Não deve existir pavio superior, mas caso exista este deve sem bem pequeno
  • A cor do corpo não é importante

Martelo Invertido (Inverted Hammer)

Assim como o Martelo, o Martelo Invertido é um padrão de alta, que apresenta a reversão de uma tendência de baixa para uma tendência de alta. O padrão representa um fundo.

Em geral, o Martelo Invertido apresenta aos investidores um sinal favorável à entrada. Contudo, é necessário aguardar um sinal de confirmação para validá-lo.  A confirmação ocorre através de um fechamento do período seguinte acima da máxima do martelo invertido.

Martelo e Martelo Invertido - sinais de fundo que sinalizam reversão de uma tendência de queda para uma tendência de alta

Principais Características do Martelo Invertido

  • Acontece após um movimento definido de baixa
  • É formado somente por um candle com corpo pequeno e um longo pavio na parte superior
  • O pavio deve ser no mínimo duas vezes maior do que o corpo do candle
  • É desejável que não haja pavio na parte inferior, mas se houver ele deve ser muito pequeno
  • A cor do corpo não é importante

 

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment