Notícias

McAfee Labs: vírus de mineração começaram a atacar dispositivos IoT com mais frequência

De acordo com o relatório de dezembro do McAfee Labs, o crescimento de malware para mineração oculta durante o ano foi de 4467%. Os especialistas também chamaram a atenção para a popularidade de ataques direcionados à mineração em dispositivos IoT.

Em 2018, a mineração oculta tornou-se um dos principais perigos no ciberespaço: somente no terceiro trimestre, a equipe do McAfee Labs descobriu cerca de quatro milhões de ameaças causadas por vírus de mineração, sendo que em 2016 e 2017, o número de tais ameaças não excedeu 500 mil.

De acordo com o McAfee Labs, uma vulnerabilidade chamada CVE-2018-14847 infectou mais de 3,7 mil roteadores MikroTik nos EUA e no Brasil.

“Geralmente, não pensamos em dispositivos de IoT, tais como câmeras IP e dispositivos de gravação de vídeo, como algo que pode atuar como mineradoras de criptomoedas, porque seus processadores não são tão poderosos quanto os de computadores e laptops. No entanto, devido à falta de medidas adequadas de segurança, os cibercriminosos podem dar prioridade a escala em detrimento da velocidade. Se eles controlarem milhares de dispositivos e os usarem para mineração por muito tempo, eles ainda poderão ganhar dinheiro”, diz o relatório.

Além disso, o McAfee Labs descobriu uma nova mineradora para o Mac OS chamado OSX.Dummy, que é distribuída por meio dos bate-papos de messengers instantâneos e disfarçado como um programa projetado para resolver problemas de criptografia.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *