MIT testa possibilidade de integrar Lightning Network com contratos inteligentes

A publicação MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), divulgou um artigo intitulado "Vamos destruir o Bitcoin", que apresenta três maneiras de eliminar a Primeira Moeda.

Publicado em 25 de Maio de 2018 por

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) demonstrou uma aplicação experimental da solução Lightning Network para a rede Bitcoin usando contratos inteligentes. Isso foi relatado pela CoinDesk.

A nova solução foi desenvolvida como parte da Digital Currency Initiative (DCI), liderada pelo MIT e lançada em 2015. A essência do novo modelo é que as transações sejam realizadas automaticamente quando certos eventos externos ocorrerem – seja a previsão do tempo ou a taxa atual do dólar. Assim, a nova abordagem permite não apenas processar “milhões de transações”, mas também torna esse processo mais complexo.

A implementação desta abordagem é possível através do uso dos chamados “oráculos” – entidades confiáveis que atuam como um condutor de dados em contratos inteligentes. Para a atual versão de demonstração do sistema, os pesquisadores do MIT criaram um oráculo de teste que transmite a taxa atual do dólar expressa em satoshi.

Pela primeira vez, a ideia de tal uso da Lightning Network foi proposta no ano passado por um ex-funcionário da startup de Bitcoin Mirror, Taj Dryidge, sendo que agora ela foi finalmente desenvolvida e cresceu em um protótipo com um código funcional.

Desenvolvedores enfatizaram, no entanto, que o protótipo da solução é de natureza puramente experimental e, portanto, “não deve ser usado com dinheiro real”.

Como parte deste projeto, os pesquisadores do MIT já publicaram no GitHub uma implementação para a Lightning Network denominada lit. Esta última é complementada por um código de oraculo.

“Aqui na DCI, a gente realmente acredita na Lightning Network”, disse o participante do projeto, Alin S. Dragos. “O Bitcoin não é de fácil dimensionamento. Eu decidi que deve haver algo melhor. Acabou que a melhor solução é a Lightning Network. Este é um meio de dimensionamento”, completou.

Dificuldades no caminho

Apesar do fato de o protótipo simples estar quase completo, os pesquisadores estão convencidos de que ainda existem várias dificuldades no caminho para a implementação completa da nova solução.

“Do ponto de vista dos oráculos individuais, cada um deles está interessado em ganhar um pouco de dinheiro. Temos que entender isso”, afirmou Dragos.

Outro problema é a necessidade de confiar no oráculo – é possível minimizá-la usando vários oráculos ao mesmo tempo.

Entre outras coisas, o MIT planeja trabalhar em uma nova solução de tecnologia para um determinado estágio e depois transferir o projeto para outra pessoa.

“Estamos trabalhando com empresas que são capazes de implementar isso”, resumiu Dragos, sem especificar os nomes dessas organizações, mas insinuando que a DCI está cooperando com os principais participantes do mercado.

De acordo com os pesquisadores, eles esperam que grandes empresas entendam melhor as necessidades dos usuários comuns de software, bem como suas exigências para a conveniência da interação com a interface.

“A experiência de interação não é nossa competência principal”, acrescentou Dragos.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment