Notícias

MNB adverte sobre riscos do Bitcoin & Criptomoedas

O Banco Nacional da Hungria (MNB) emitiu uma declaração pública advertindo os cidadãos que usam ou investem em criptomoedas, como o Bitcoin

O Banco Nacional da Hungria (MNB) emitiu uma declaração pública advertindo os cidadãos que usam ou investem em criptomoedas, como o Bitcoin, citando sua natureza não regulamentada em meio a instâncias crescentes de esquemas de investimento de alto retorno que abusam das criptocorrências.

Aproximadamente traduzido, o aviso dizia:

“Os chamados emissores de criptocorrência normalmente operam via web com extensas ferramentas de marketing e a promessa de altos rendimentos, direcionando usuários não informados para o esquema.”

Publicado ontem, o MNB avisou os usuários que evitem investir em moedas virtuais que estão fora do âmbito de qualquer autoridade devido à sua estrutura não regulamentada. O aviso vem depois que a autoridade monetária comunicou receber muitas queixas de usuários envolvidos em atividades com criptomoedas, particularmente os sistemas on-line de alto rendimento que prometem grandes retornos através de moedas digitais.

A advertência pública menciona especificamente o Bitcoin, lembrando aos usuários de que não existe nenhuma garantia de proteção do consumidor contra perdas.

Este comunicado afirma:

“No caso do Bitcoin e dispositivos semelhantes utilizados em pagamentos virtuais, a falta de responsabilidade adequada e garantia pode levar a perdas devido ao abuso.”

A advertência também lembrou aos usuários que não há nenhuma instituição que garanta a execução de uma transação ou o reembolso do pagamento. Além disso, a autoridade advertiu os usuários sobre mudanças drásticas de preços e imprevisibilidade das criptomoedas.

O aviso também apontou para a Altcoin OneCoin,  frequentemente apontada como um esquema de pirâmide. Aqui, o esquema pretende permitir o investimento em ativos, mas realmente funciona com aqueles emitidos apenas por uma entidade central, um exemplo de um “mercado fechado de ações”, acrescenta o alerta.

A advertência do banco central é similar àquelas emitidas por outros reguladores financeiros ou autoridades em outros países, tais como Quênia e Vietnã. O Banco Central do Quênia também escolheu o Bitcoin para falar ao público em um anúncio, avisando os usuários contra a adoção da criptografia. As consequências de um esquema de pirâmide desmascarado no Vietnã fizeram o governo do país advertir seus cidadãos contra o uso de Bitcoin.

Um alerta belga da Autoridade de Serviços e Mercados Financeiros foi particularmente apontado para a OneCoin. Como foi um aviso oficial da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido em setembro de 2016, que revelou que a Polícia da Cidade de Londres estava investigando a controversa criptomoeda.

Falando a verdade que dói

É interessante ver os governos culparem o Bitcoin pela ganância de sua população, e a sua própria, como se eles quisessem realmente “o melhor” para sua população. Porém, quando chega a hora de escolher entre o que é melhor para o povo ou para o próprio bolso, não tenham duvidas, o bolso vai ganhar!

Esses esquemas sempre estiveram ai, em dólar, em real, e qualquer outra moeda que esteja em vigor. Golpe é golpe! Sempre houveram e haverão golpistas, porque sempre vai existir muita gente querendo ficar rica sem trabalhar, e empresas como a Sodisfund, que oferecem uma porcentagem muito grande, e as pessoas em sua ganância nunca pensam “ de onde vem esse dinheiro?”.

Dinheiro não cai do céu, então, nunca entrem em esquemas que ofereçam um percentual muito acima da realidade, porque pra pagar um valor desses o cara não vai ter lucro e ninguém trabalha de graça.

Outra coisa o Bitcoin core andou fazendo campanha de conscientização sobre a OneCoin, quem tem interesse real em investir em moedas virtuais e mesmo em Bitcoins tem que pesquisar se inteirar sore o funcionamento, não é só chegar e dobrar ou triplicar seu dinheiro, isso não existe!

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *