Notícias

Mudar a Pow do Bitcoin é viável?

No mais recente episodio sobre a escalabilidade da rede do Bitcoin temos a brilhante ideia de mudar o algoritmo da moeda a PoW do Bitcoin (prova de trabalho)

No mais recente episodio sobre a escalabilidade da rede do Bitcoin temos a brilhante ideia de mudar o algoritmo da moeda a PoW do Bitcoin (prova de trabalho)

Mudar a PoW do Bitcoin, boa ou má ideia?

As atividades da mídia social sobre o Bitcoin foram frenéticas nessa segunda-feira, isso porque Peter Todd do Bitcoin Core saiu com a ideia de mudar a (prova de trabalho) PoW do Bitcoin, mas o que de fato aconteceria se ele fosse modificado?

A alegação é de que com a mudança da PoW o poder de decisão voltaria para os indivíduos de pequena escala, mas isso trás realmente um consenso ou só muda as regras do jogo beneficiando o jogador mais fraco? Vejamos a opinião de algumas pessoas intimamente ligadas ao Bitcoin.

“Uma mudança tipo soft fork da prova de algoritmo de trabalho do Bitcoin é totalmente factível”, o criador do Bittorrent, Bram Cohen twittou introdução de um post que ele escreveu sobre o tema.

Cohen acrescentou no próprio post:

“É possível mudar algoritmos da PoW com um soft fork, em vez de um hard fork. Você faz isso de modo que há dois diferentes tipos de PoW, o velho e o novo, e cada bloco de estilo antigo tem de fazer referência a um bloco de estilo novo e contêm as mesmas operações exatas”.

Uma advertência veio na forma de notar o uso de “muitas PoWs” seria uma “má ideia”, que “geralmente recebe o pior de tudo, em vez de o melhor.”

Voorhees: “Não é legítimo”.

Em contraste com a opinião de Cohen, temos os comentários fortes de Erik Voorhees, CEO da Shapeshift, que chamou a ideia de alterar a PoW de “a coisa mais absurda e irresponsável que ouvi no debate escala.”

“Não é uma opção legítima”, acrescentou. “É o cúmulo da tolice e desespero, o último bastião de uma tribo que está disposta a colocar tudo abaixo em nome de seus egos.”

O desenvolvedor do Bitcoin Core, Peter Todd, entretanto, começou por defender uma mudança PoW seria “um bom plano b”, contudo, mais tarde ele tentou “remendar” o comunicado.

“Dito isto, na verdade…, mudar a PoW do Bitcoin é uma jogada de alto risco; Na minha opinião é melhor isso seja feito apenas se um ataque realmente acontecer”, ele escreveu.

O Tweet de Voorhees atraiu considerável debate, a dificuldade de chegar a um consenso sobre o tema da escala do Bitcoin imediatamente tornando-se evidente entre apoiantes de diferentes soluções.

Todd também criticou o CEO da BitFury George Kikvadze, que ameaçou uma ação judicial contra os defensores de uma mudança na PoW do Bitcoin.

“As discussões (ou mesmo a especulação) de uma mudança na PoW são super irresponsáveis! E mesmo na remota chance de 0,01% disso acontecer… Os responsáveis que se preparem, não pouparemos recursos, contrataremos os melhores advogados e promotores para ir atrás de você onde quer que esteja no mundo! “, escreveu ele em uma série de tweets no domingo.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *