Nasce o primeiro seguro internacional registrado em blockchain

A gigante IBM IT, a corporação de seguros americana AIG e a empresa financeira Standard Chartered PLC completaram o teste piloto da apólice de seguro inteligente com base na tecnologia blockchain.

Publicado em 17 de junho de 2017 por

A gigante IBM IT, a corporação de seguros americana AIG e a empresa financeira Standard Chartered PLC completaram o teste piloto da apólice de seguro inteligente com base na tecnologia blockchain. Isso foi relatado no site da IBM.

Conforme observado, a inovação destina-se a trazer transparência, eficiência e um maior nível de confiança nos procedimentos de subscrição no seguro internacional. Em particular, a plataforma permite o monitoramento em tempo real de dados sobre casos e pagamentos de seguros, além de fornecer notificações automáticas. A plataforma blockchain foi desenvolvida pela IBM usando como base a tecnologia Hyperledger Fabric, da Linux Foundation.

Publicidade

Publicidade

“Nosso projeto piloto demonstra a importância da blockchain no futuro da indústria de seguros”, disse o diretor comercial da AIG, Rob Shimek.

Também se observa que a tecnologia do registro distribuído pode reduzir significativamente o risco de fraude nos seguros devido ao fato de que nenhum dos lados da transação pode fazer alterações no bloco sem o consentimento das outras partes envolvidas.

De acordo com Marie Wieck, gerente geral da IBM Blockchain, as possibilidades de usar a tecnologia de registro distribuído na indústria de seguros são enormes. Assim, o sistema de blockchains permite resolver o problema da disparidade de dados, aumentar a eficiência da indústria e até mesmo permitir no futuro criar modelos de negócios fundamentalmente novos.

Publicidade

Publicidade

O Grupo Bitfury e a empresa americana Risk Cooperative tambem estão empenhadas no desenvolvimento de soluções baseadas em blockchain para o setor de seguros.

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment