Notícias

Noruega pesquisa moeda digital anônima

O banco central norueguês (Norges Bank) está nos estágios iniciais da pesquisa para a emissão de uma moeda digital.

O banco central norueguês (Norges Bank) está nos estágios iniciais da pesquisa para a emissão de uma moeda digital.

Apresentado na Academia Norueguesa de Ciência e Letras em 25 de abril, Jon Nicolaisen, vice-governador do Norges Bank, falou em parte sobre as diferenças entre o dinheiro mantido nos bancos hoje e a proliferação de moedas digitais, lançando a pesquisa do banco central nesta área contra o provável cenário futuro, ou seja, um mundo em que o Bitcoin e outras criptocorrências encontrem um uso mais amplo.

Particularmente atraente para alguns usuários, disse ele, são os aspectos peer-to-peer e anonimato ao enviar dinheiro – algo que as novas soluções de pagamento podem ser capazes de oferecer no futuro.

Nicolaisen prosseguiu dizendo:

“Moedas correntes digitais privadas, que fornecem anonimato, já estão disponíveis no mercado. Essas moedas podem ser usadas mesmo se os sistemas bancários falharem – enquanto a internet permanecer ativa”.

São essas características, segundo ele, que levaram o Norges Bank a considerar as novas opções. Entre essas possibilidades está a de emissão de uma moeda digital através da qual os consumidores poderiam ter uma conta no banco central. Outra proposta, disse Nicolaisen, é a introdução de um aplicativo que possibilitaria pagamentos anônimos em dinheiro.

O Norges Bank está longe de ser o único a explorar esta área, provocando o que Nicolaisen descreveu como um esforço de longo prazo para explorar os rumos que a instituição poderia tomar. Um bom número de bancos centrais em todo o mundo está pesquisando a blockchain como um possível mecanismo para emitir as moedas.

E, regurgitando o que os representantes de outros bancos centrais disseram, incluindo o do Banco da Inglaterra, Nicolaisen disse que um lançamento de uma moeda digital apoiada por um banco central poderia ter implicações significativas para o sistema financeiro de hoje.

“Para muitos consumidores, o dinheiro do banco central eletrônico poderia fornecer uma alternativa para depositar dinheiro em um banco, como fazemos com o dinheiro normal hoje. Os bancos podem atrair depósitos através das taxas de juros que eles oferecem”, disse ele.

“Mas sua capacidade de criar dinheiro e estender crédito poderia ser afetada, especialmente se esta nova forma de dinheiro eletrônico entrar em uso generalizado”, finalizou Nolaisen.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *