Notícias

Nove anos da publicação do White Paper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto

No dia 12 de dezembro, na rede Bitcoin, no bloco 498.888, ocorreu outro hardfork – o Super Bitcoin –, realizado pelos desenvolvedores chineses sob o slogan “Make Bitcoin Great Ag

Em 31 de outubro de 2008, o White paper do Bitcoin foi publicado sob a autoria de Satoshi Nakamoto – criador anônimo da Primeira Moeda. Este dia, assim como 3 de janeiro de 2009 (quando o bloco da gênese foi gerado) é considerado uma das datas-chave na história da Bitcoin.

O anúncio da criação de um novo sistema eletrônico de liquidação de caixa em que as transações são feitas diretamente entre os participantes sem o envolvimento de uma terceira parte de confiança foi feito através de uma lista fechada de boletins de e-mail no site metzdowd.com. A carta foi assinada por Satoshi Nakamoto, cujo verdadeiro nome ainda não foi revelado.

Nove anos da publicação do White Paper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto. BTCSoul.com

A carta continha uma referência ao White paper do Bitcoin – um de texto de 9 páginas –, intitulado “Bitcoin: sistema de dinheiro eletrônico Peer-to-Peer”. Neste documento de estilo acadêmico rigoroso, foi descrita a tecnologia do novo sistema monetário que o autor denominou Bitcoin.

O anúncio de White paper também acrescentou que novas moedas na rede Bitcoin são geradas graças ao algoritmo Proof-of-Work, que Adam Baeck descreveu ao criar o Hashcash.

Vale ressaltar que, ainda mais cedo – em 15 de agosto de 2008 – o domínio Bitcoin.org foi registrado no anonymousspeech.com, onde um documento foi posteriormente publicado para o público em geral. Mais tarde, Satoshi Nakamoto, em correspondência com os desenvolvedores, afirmou que comprou esse domínio.

A partir de hoje, os dados de registro da Bitcoin.org são assim

Nove anos da publicação do White Paper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto. BTCSoul.com

Hoje, nove anos depois, as ideias de Satoshi Nakamoto, infelizmente, se tornaram um instrumento de luta política de indivíduos e cartéis que embarcaram na implementação de moedas criptográficas alternativas baseadas no Bitcoin, alegando que sua implementação é o verdadeiro Bitcoin – a moeda que reflete a visão original de seu criador.

Também a data de hoje é marcada contra o pano de fundo do aumento da ameaça de outro grupo de desenvolvedores que, com o apoio de várias empresas, planejam realizar o chamado fork SegWit2x.

Como esses planos afetarão o desenvolvimento futuro do Bitcoin, ninguém pode dizer por enquanto, mas gostaria de esperar que a comunidade, tendo repetidamente demonstrado sua capacidade de encontrar soluções extraordinárias para as tarefas mais difíceis, lidará com isso de forma bem sucedida.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *