Nove anos da publicação do White Paper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto

O desenvolvedor do Bitcoin, Jimmy Song, acredita que a maioria das previsões para o resultado do hardfork SegWit2x são incorretas.

Publicado em 31 de outubro de 2017 por

Em 31 de outubro de 2008, o White paper do Bitcoin foi publicado sob a autoria de Satoshi Nakamoto – criador anônimo da Primeira Moeda. Este dia, assim como 3 de janeiro de 2009 (quando o bloco da gênese foi gerado) é considerado uma das datas-chave na história da Bitcoin.

O anúncio da criação de um novo sistema eletrônico de liquidação de caixa em que as transações são feitas diretamente entre os participantes sem o envolvimento de uma terceira parte de confiança foi feito através de uma lista fechada de boletins de e-mail no site metzdowd.com. A carta foi assinada por Satoshi Nakamoto, cujo verdadeiro nome ainda não foi revelado.

Publicidade

Publicidade

Nove anos da publicação do White Paper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto. BTCSoul.com

A carta continha uma referência ao White paper do Bitcoin – um de texto de 9 páginas –, intitulado “Bitcoin: sistema de dinheiro eletrônico Peer-to-Peer”. Neste documento de estilo acadêmico rigoroso, foi descrita a tecnologia do novo sistema monetário que o autor denominou Bitcoin.

O anúncio de White paper também acrescentou que novas moedas na rede Bitcoin são geradas graças ao algoritmo Proof-of-Work, que Adam Baeck descreveu ao criar o Hashcash.

Vale ressaltar que, ainda mais cedo – em 15 de agosto de 2008 – o domínio Bitcoin.org foi registrado no anonymousspeech.com, onde um documento foi posteriormente publicado para o público em geral. Mais tarde, Satoshi Nakamoto, em correspondência com os desenvolvedores, afirmou que comprou esse domínio.

A partir de hoje, os dados de registro da Bitcoin.org são assim

Nove anos da publicação do White Paper do Bitcoin por Satoshi Nakamoto. BTCSoul.com

Hoje, nove anos depois, as ideias de Satoshi Nakamoto, infelizmente, se tornaram um instrumento de luta política de indivíduos e cartéis que embarcaram na implementação de moedas criptográficas alternativas baseadas no Bitcoin, alegando que sua implementação é o verdadeiro Bitcoin – a moeda que reflete a visão original de seu criador.

Também a data de hoje é marcada contra o pano de fundo do aumento da ameaça de outro grupo de desenvolvedores que, com o apoio de várias empresas, planejam realizar o chamado fork SegWit2x.

Como esses planos afetarão o desenvolvimento futuro do Bitcoin, ninguém pode dizer por enquanto, mas gostaria de esperar que a comunidade, tendo repetidamente demonstrado sua capacidade de encontrar soluções extraordinárias para as tarefas mais difíceis, lidará com isso de forma bem sucedida.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment