Notícias

Novo ransomware ataca gamers e demanda Dash

A equipe Dash Core anunciou três novas propostas para melhorar o Dash (DIP): transações especiais (DIP2), listas eternimadas de nós principais (DIP3) e verificação simplificada de nós principais (DIP4).

A empresa de pesquisa de segurança cibernética McAfee alertou sobre um novo tipo de ransomware que tem como alvo os jogadores, escondendo-se em jogos populares para download em redes peer-to-peer, exigindo uma taxa de resgate de 10 Dash em troca de descriptografar os arquivos atacados no computador.

Denominado “Anatova”, o vírus de ransomware é considerado especialmente perigoso, pois se baseia na popularidade de jogos e aplicativos em redes como o Bittorrent para obter acesso a um grande grupo de vítimas, após o que ele começa a criptografar agressivamente tantos arquivos quanto pode alcançar, muitas vezes tornando os computadores afetados inutilizáveis.

Entendendo melhor o Anatova

Ele possui um design modular e usa técnicas de otimização sofisticadas para criptografar arquivos de forma avançada, bem como tecnologia anti-análise que efetivamente torna os arquivos criptografados permanentemente ilegíveis sem chaves específicas que somente o programador pode fornecer. Quando o resgate em Dash é pago, as vítimas recebem um arquivo de texto com instruções para descriptografar os arquivos.

Ultimamente, nos vimos uma crescente popularidade das criptomoedas com os criminosos cibernéticos que usam malwares de ransomware e vírus de mineração para colher grandes somas de dinheiro, geralmente em Monero. Parece que essa tendência só vai crescer, pois as criptomoedas oferecem aos criminosos cibernéticos um nível mais elevado de anonimato em comparação com fiat e também são fáceis de usar do ponto de vista criminal.

Porque Dash?

Normalmente, vírus de ransomware exige Monero ou Zcash, porque ambas s moedas são projetadas especificamente para oferecer altos níveis de privacidade de transação por meio da mixagem de transações e criptografia de conhecimento zero, respectivamente. Alguns ransomwares mais antigos exigem Bitcoin, mas esses já diminuíram em popularidade porque o Bitcoin está se tornando cada vez menos anônimo.

Novidade no campo de ransomwares

Essa demanda por Dash é uma novidade, e pode não ser o último caso porque essa moeda oferece uma funcionalidade especial chamada PrivateSend, que torna possível a mixagem de transações de maneira não muito diferente do Monero. Em outras palavras, o Dash oferece aos cibercriminosos o sigilo que eles podem obter com o Monero, o que significa que mais ransomwares que exigem Dash podem aparecer no futuro.

UdjinM6, uma personalidade anônima que atua como principal desenvolvedor do Dash Core Group recomenda que os usuários de computadores evitem clicar em links suspeitos, façam copias de reserva de seus dados regularmente e usem carteiras de hardware para armazenar seus criptos a fim de evitar se tornarem vítimas do ransomware.

O site Dash News fornece uma citação do que ele disse:

“Esse tipo de coisa não está realmente conectado ao espaço de criptos. É que cripto acaba de se tornar a maneira mais fácil de exigir pagamentos como esse, provavelmente porque a criptomoedas oferecem uma maneira mais fácil de realizar transações em geral. Também duvido que você tenha seus arquivos descriptografados se pagar resgate, pois provavelmente esses caras simplesmente desaparecerão. Prefiro considerar todos os dados infectados perdidos para sempre”.

Anteriomente, mencionamos em uma matéria exclusiva que a criptomoeda DASH havia completado 5 anos desde seu lançamento como Darkcoin.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.