Notícias

Número de nós acessíveis em rede Bitcoin diminui em 15%

A chamada chave de alarme – a chave privada de Satoshi Nakamoto para o sistema de sinalização da rede Bitcoin – foi divulgada pela primeira vez ao público nesta terça-feira, 3 de julho, durante a conferência Building on Bitcoin 2018, em Lisboa.

Dados do Bitnodes mostram que em 2018, o número de nós acessíveis na rede do Bitcoin diminuiu em 15,5%. No momento da redação deste artigo, o número era 10.004, sendo que durante o mesmo período, o número de nós inacessíveis também diminuiu em 33%, de 98 mil para 65,5 mil, de acordo com a CCN.

Um nó de Bitcoin acessível é um nó que recebe e envia solicitações de conexão da rede e também mantém registros de todas as transações. Nós inacessíveis, por outro lado, apenas estabelecem conexões de saída, mas não recebem nenhuma conexão.

Como escreveu a publicação, a redução no número de nós acessíveis implica um risco de maior centralização da rede do Bitcoin e, no futuro, pode levar a um ataque de 51%. Ainda segundo o Bitnodes, a redução nos nós está ligada à desconexão da rede daqueles mineradores que interromperam a mineração do Bitcoin devido a uma queda acentuada nos lucros e no mercado de criptomoedas.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *