Notícias

O futuro de RH: como a Blockchain pode mudar o recrutamento de funcionários

De acordo com os dados fornecidos por especialistas da Transparency Market Research, em cinco anos, a tecnologia de Blockchain mudará completamente o mundo e, em 2024, o mercado global de Blockchain crescerá para US$20 bilhões.

De acordo com os dados fornecidos por especialistas da Transparency Market Research, em cinco anos, a tecnologia de Blockchain mudará completamente o mundo e, em 2024, o mercado global de Blockchain crescerá para US$20 bilhões.

Blockchain e recrutamento de funcionários

Hoje em dia, as transações financeiras são a direção mais comum para o desenvolvimento da Blockchain. No entanto, existem outras indústrias que serão transformadas por ela em breve:

  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Gerenciamento de dados pessoais;
  • Publicidade em varejo e comércio eletrônico.

Mas esta lista de áreas em que a Blockchain pode mudar a vida das pessoas está longe de ser completa.

A tecnologia de Blockchain pode melhorar o processo de recrutamento. Hoje em dia, existem todos os pré-requisitos para o próximo avanço na área de RH Tech acontecer precisamente através da descentralização. Existem três problemas sérios no mercado de trabalho nas áreas de recrutamento de pessoas e busca de trabalho que a Blockchain pode resolver:

  1. Falta de confiança nos candidatos que chegam para fazer entrevista em uma nova empresa. Seu profissionalismo só pode ser confirmado pelas recomendações de empregados anteriores. No entanto, muitos gerentes não entram em detalhes ao escrever esses documentos, tratando-os como uma formalidade.
  2. As recomendações são generalizadas ou muito subjetivas. As cartas de recomendação não confirmam competências profissionais reais do candidato. Muitas vezes, as recomendações são escritas “só pra ter mesmo” e não fornecem uma avaliação objetiva do desempenho do funcionário.
  3. Conselheiros não confiáveis ou tempo gasto em vão. Há casos em que os candidatos enganam potenciais empregadores. Eles pedem aos amigos para se apresentar como ex-gerentes para que eles dêem uma caracterização positiva. Portanto, os gerentes de RH verificam as recomendações usando números de telefone gerais da empresa, e não os especificados no questionário. Este é um desperdício significativo de tempo. Em outras palavras, é o tempo que o gerente de RH pode gastar em coisas mais importantes.

Um sistema único de verificação de competência de funcionários resolve os três problemas citados acima. O novo ecossistema, criado com base na tecnologia de Blockchain, ajuda a evitar a necessidade de verificar a confiabilidade dos dados em currículos e tarefas adicionais para gerentes de RH e gerentes de empresas.

Pessoas comuns precisam disso?

Em busca de um novo emprego, as pessoas geralmente mergulham na rotina de cartas de apresentação muito parecidas umas às outras e correm para entrevistas com discursos ensaiados sobre si mesmos, pois eles só podem comprovar sua competência em assuntos de trabalho usando palavras. E este é um problema não só para ex-estudantes, mas também para trabalhadores experientes que não sabem se apresentar.

A pesquisa “como escrever um currículo” no Google traz 408.000 resultados, e isso é apenas em russo. Portanto, um bom currículo nem sempre reflete as competências reais do candidato. Afinal, ele pode escrever qualquer coisa. Há 49.800 videos no YouTube sobre como responder corretamente as perguntas durante uma entrevista. Tudo isso sugere que boas habilidades de comunicação e auto-apresentação podem enganar facilmente até um gerente de RH experiente.

A Blockchain permitirá que uma pessoa crie uma reputação como um empregado confiável. Nela, será possível armazenar informações sobre o sucesso passado no trabalho, habilidades confirmadas, trabalho real, etc. Nesse caso, as empresas confiarão nessas informações mais do que em qualquer outro tipo de informação.

Ao contratar um novo funcionário, a organização está mais interessada em sua eficácia. Agora, há uma prática de realizar várias etapas da entrevista, que verificam as habilidades e a lógica do candidato e são uma adição necessária à entrevista comum. A Blockchain ajudará as pessoas a provar seu profissionalismo muito mais rápido e poderá mostrar uma extensa lista de habilidades, cuja identificação pelas empresas hoje leva muito tempo.

Como a Blockchain ajudará pessoas e empresas a se encontrarem

A seleção de funcionários é uma área onde um sistema de Blockchain dará um novo salto no desenvolvimento de relações entre empresas e pessoas. Um sistema unificado de verificação de habilidades e indicadores de desempenho abrirá novas oportunidades de recrutamento. A descentralização é a solução mais promissora para esta tarefa, pois cumpre as seguintes condições:

  • Transparência dos dados. Em qualquer momento, qualquer participante deve ter acesso aos dados originais para garantir que eles sejam verdadeiros.
  • Confiabilidade. Existem chaves públicas e privadas criadas pelo algoritmo criptográfico para que nenhuma empresa ou pessoa possa alterar os dados em sua vantagem.
  • Automação de processos. O sistema deve funcionar em algoritmos matemáticos sem intermediários (usando contratos inteligentes) para excluir ou minimizar o fator humano.
  • Independência. A autonomia permite que você não pertença a nenhuma empresa, o que garante a objetividade.

Um sistema unificado para verificacão das habilidades dos funcionários permitirá que:

  1. Os funcionários com boa reputação encontrem trabalho mais rápido, se for necessário.
  2. As empresas economizem tempo e dinheiro na contratação de novos funcionários.
  3. As empresas avaliem objetivamente a competência e o profissionalismo das pessoas.

Com a ajuda da tecnologia, o projeto de Blockchain Aworker também cria uma plataforma que ajudará a solucionar os problemas descritos acima. O objetivo principal do projeto é criar um sistema global para avaliar a eficácia dos funcionários e suas habilidades profissionais para pessoas do mundo inteiro.

No início de 2018, o projeto planeja lançar uma classificação geral para funcionários de várias profissões. Isso ajudará as pessoas a criar uma reputação de trabalhadores confiáveis e qualificados, enquanto as empresas receberão uma ferramenta objetiva e séria para analisar dados sobre os candidatos a empregos e motivar os funcionários.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

1 Comentário

  • Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *