Notícias

O impacto da computação quântica no bitcoin

A computação quântica pode estar mais perto do que pensávamos, graças a uma série de métodos científicos recém-desenvolvidos.

A computação quântica pode estar mais perto do que pensávamos, graças a uma série de métodos científicos recém-desenvolvidos. Além disso, uma nova implementação do algoritmo de Shor aumenta a urgência do Bitcoin obter um sistema eficaz pronto para o advento da computação quântica.

As inovações da computação quântica

Atualmente, o Bitcoin é obviamente resistente a todos os tipos de ataques virtuais conhecidos. No entanto, segundo alguns especialistas, os dispositivos baseados em Bitcoin e na Internet das Coisas não seriam imunes a ataques efetuados à partir de computadores quânticos, em alguns aspectos, pelo menos.

Anúncios de que os cientistas estão chegando perto de construir um computador quântico estão fluindo para os meios de comunicação constantemente.

Em novembro, um cientista da Universidade de Sussex anunciou a descoberta de uma nova técnica para simplificar a construção de um computador quântico. “Os cientistas da Universidade de Sussex teriam inventado um novo método inovador que coloca a construção de computadores quânticos em larga escala ao alcance da tecnologia atual”, disse o Centro de Quantum Technologies da Universidade de Sussex.

Em dezembro, Instituto Nacional Tyndall também anunciou um novo desenvolvimento, “Agora, um pesquisador e sua equipe no Instituto Nacional Tyndall em Cork fez um ‘salto quântico’”, desenvolvendo uma etapa técnica que pode permitir o uso de computadores quânticos mais cedo do que o esperado.”

A construção de computadores quânticos está ganhando impulso também no mundo dos negócios. Gigantes como a Microsoft, Intel, Google e IBM estão demonstrando otimismo acerca da computação quântica, na medida em que eles estão investindo mais recursos e aumentando significativamente seus esforços de pesquisa e desenvolvimento.

Por exemplo, a Microsoft está investindo grandes quantias de dinheiro, como a quantum, a equipe está se preparando para se deslocar de pesquisa para a engenharia. “A Microsoft está dobrando para baixo sobre o seu compromisso com o campo da computação quântica tentadora, fazendo uma forte aposta que é possível criar um computador quântico escalável usando o que é chamado de um qubit topológico”, disse a Microsoft.

A Microsoft, por exemplo, está investindo grandes quantias de dinheiro enquanto sua equipe para computação quantum se prepara para ir da pesquisa para o estágio de engenharia. “A Microsoft está dobrando seu comprometimento ao ramo da computação quantum, fazendo uma grande aposta de que é possível criar um computador quantum pequeno, usando o chamado ‘qubit’”, disse a Microsoft.

“Acho que estamos num ponto de inflexão em que temos preparo o bastante para sair da pesquisa e seguir para a engenharia”, disse Todd Holmdahl, Vice-Presidente de quantum da Microsoft.

A NSA troca sua criptografia para uma resistente à computação quântica

A computação quântica promete trazer um imenso poder de processamento e transmissão, que será capaz de resolver problemas complexos mais rápido do que qualquer aparelho que temos hoje. Por outro lado, esse mesmo poder fará com que seja fácil quebrar todos os dados criptografados com a tecnologia atual.

A Agência de Segurança Nacional (NSA) emitiu recentemente um aviso sobre se preparar para a ameaça de um computador quântico. “Se um computador quântico grande o suficiente for construído, ele seria capaz de minar todos os algoritmos chave implantados para proteger senhas e assinaturas digitais.”

Consequentemente, a NSA está se preparando desde já para o mundo dos computadores quânticos, mudando sua criptografia para uma resistente aos “futuros” computadores quânticos.

CRIPTOGRAFIA Bitcoin

O bitcoin usa o algoritmo de hash SHA-256, RIPEMD160, e a assinatura Elliptic Curve Digital do algoritmo de criptografia (ECDSA).

Muitos acreditam que o ataque de computador quântico poderia comprometer o protocolo ECDSA, enquanto os protocolos SHA-256 e RIPEMD160 permaneceriam imunes.

No entanto, NSA agora recomenda a implementação do SHA-384 EM VEZ DE SHA-256. Na verdade, NSA decidiu que não usará mais o NSS SHA-256.

Os computadores quânticos estão chegando mais cedo do que pensávamos. Este fato combinado com uma nova implementação do algoritmo de Shor destaca a urgência de agir, mais cedo ou mais tarde. Na verdade, é hora de começar a investigar o impacto potencial da computação quântica no Bitcoin e em sua blockchain, para garantir que a mesma permanecerá segura.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *