BásicoNotícias

OBV (On Balance Volume) – medidor e rastreador de tendência de ativos através do volume

No mercado de capitais, nem sempre as coisas saem como esperado. Mesmo estudando o máximo possível a respeito de um ativo e do cenário que o cerca, há sempre a possibilidade de surgir um evento inesperado ou mudança em alguma variável que o afete. Nesse sentido, o mercado hoje disponibiliza diversos recursos que nos ajudam, por exemplo, a minimizar os riscos.  

Análise técnica

OBV (On Balance Volume) – Rastreador de Tendência

Sendo um indicador da família dos rastreadores de tendência, o OBV mede a força da tendência de alta ou de baixa de um ativo por meio do valor acumulado do volume. Portanto, o OBV, que é um dos indicadores mais conhecidos, considera efetivamente a importância do volume na formação dos preços.

Ademais, o OBV é uma medida prática e simples que calcula o valor total acumulado de volume somado ou subtraído o volume de cada período. A noção por trás é de que o volume precede antecipa o movimento dos preços, assim, pressupõe-se que se um ativo possui OBV crescente é sinal do que o volume está crescendo e se o OBV é decrescente o volume está caindo.

Cálculo do OBV

O Cálculo do OBV é bastante simples: basta pegar o OBV anterior e somar ao volume do dia, ou subtrair caso o volume seja negativo.

(Se o fechamento do dia for superior ao do dia anterior o volume é considerado volume de alta. Caso o fechamento seja inferir é considera negativo e deve ser subtraído)

Alta: OBV = OBV (ontem) + Volume (hoje)

Baixa: OBV = OBV (ontem) – Volume (hoje)

Para usar o OBV

Se a premissa do OBV é de que o volume preceda os preços, então se o volume está caindo quando o preço de um ativo sobre, quer dizer que há o sinal de uma pressão vendedora que pode derrubar os preços. Paralelamente, o inverso também é verdadeiro.

Contudo, o principal ponto do indicador OBV é a tendência. O valor real do indicador por si só não tem grande significância, uma vez que é moldado a partir de dados do passado e não inclui comparação relativa entre o OBV de um ativo e outro. Ao analisar o OBV é possível perceber se a pressão compradora está subindo ou caindo e, a partir de então, confirmar uma tendência ou divergência.

Caso o OBV esteja se movimentando na mesma direção da tendência quer dizer que há um fator a mais que reforce o movimento. Caso contrário indica fraqueza da tendência.

Por exemplo, se um ativo segue um movimento de alta por vários dias, mas a pressão compradora não aumenta ou está diminuindo, existe forte possibilidade de que a tendência não se mantenha.

Sinais OBV

Sinal de divergência – Suponha que o preço de uma ação esteja subindo paralelamente o OBV também. Contudo, o preço da ação atinge um topo e continua o movimento de alta superando a máxima anterior, mas o OBV não acompanha o preço da ação e começa a cair. Assim, o OBV está gerando um sinal de divergência, que nesse caso nos diz que os grandes investidores não estão apoiando a subida do ativo, o que indica fraqueza da tendência e possível queda posterior.

Sinal de Antecipação – Outro sinal que o OBV pode dar é o de um rompimento antecipado de uma resistência ou suporte. Se o OBV diverge do preço de um ativo, por exemplo, o ativo atinge um fundo ainda maior que anterior, enquanto o OBV atinge um fundo ascendente. Logo em seguida o OBV atinge um topo superior ao anterior, mesmo que o preço do ativo ainda não o tenha acompanhado esse pode ser um sinal de antecipação do rompimento de uma resistência.

Sinal de Coerência – O OBV pode flutuar paralelamente aos preços de uma ação, dando credibilidade à tendência. Ou seja: se uma ação exibe topos e fundos cada vez maiores indicando uma tendência de alta e o OBV acompanhar o movimento, o indicador está confirmando a tendência. Esse é um cenário bastante favorável, indicado por muitos analistas como um bom momento para entrada.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *