Opinião: há apenas três cenários para o Bitcoin

A chamada chave de alarme – a chave privada de Satoshi Nakamoto para o sistema de sinalização da rede Bitcoin – foi divulgada pela primeira vez ao público nesta terça-feira, 3 de julho, durante a conferência Building on Bitcoin 2018, em Lisboa.

Publicado em 14 de julho de 2018 por

Noah Smith, Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Nova York, em Stony Brook, acredita que a Primeira Moeda tem apenas três possíveis cenários de desenvolvimento. Em sua opinião, o Bitcoin pode se tornar um substituto do dólar americano em acordos internacionais ou um análogo digital do ouro. Caso contrário, ficará obsoleto.

Smith está convencido de que no futuro, essa criptomoeda poderá substituir o dólar americano e tomar seu lugar como meio de pagamento internacional. Jack Dorsey, do Twitter, e Steve Wozniak, ex-gerente da Apple, estão a favor dessa opinião. Eles acreditam que na próxima década, o Bitcoin pode se tornar a moeda nativa da Internet.

O segundo resultado possível para o Bitcoin é tornar-se um análogo digital do ouro e um “paraíso silencioso” para os investidores em tempos de crise nos mercados financeiros. Neste caso, a primeira criptomoeda não poderá substituir moedas fiduciárias.

A terceira opção para o Bitcoin é o colapso total. Nesta versão do futuro, o Bitcoin eventualmente será esquecido.

De acordo com Smith, o caminho mais fácil para o Bitcoin é o do “ouro”. O especialista diz que, a julgar pela dinâmica do par BTC/USD e a inflação do dólar, esta é a opção mais provável. No entanto, o Bitcoin difere do ouro, já que pode ser dividido em pequenas partes, o que pode ser adequado para pagamentos do dia a dia.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment