Notícias

Ouro e bitcoin intimamente ligados

O ouro por muito tempo foi o porto seguro de quem queria ter um dinheiro guardado, mas os ventos mudam e parece que, dessa vez, andam favorecendo o bitcoin.

Holger Zschaepitz, autor financeiro mais vendido de “Um livro sobre o vício dos estados na dívida” e editor sênior da Welt, descobriu recentemente uma intrigante relação entre ouro e bitcoin: quando o ouro cai em valor, o preço do bitcoin aumenta. Com base nessa tendência, ele observou que o bitcoin está começando a ser reconhecido como o novo ativo global de refúgio seguro.

ihqtv-q5

Durante séculos, o ouro foi o recurso de refúgio seguro do mundo, atraindo os gostos de investidores de alto perfil, comerciantes e empresas por sua estabilidade de longo prazo e características físicas. No entanto, como as regulamentações e políticas sobre o dinheiro e as explorações de ouro apertaram ao longo dos últimos anos, o valor do ouro diminuiu gradualmente.

Índia e China caem matando no ouro

Mais recentemente, o governo indiano restringiu a importação de ouro e começou a tributar, confiscar e apreender o metal precioso de seu povo. Em 12 de dezembro, o maior importador de ouro da Índia, o Axis Bank, suspendeu as contas dos negociantes de ouro, levando a um aumento abrupto dos prêmios do ouro.

“Nós suspendemos temporariamente as transações em algumas contas correntes como parte de um maior exercício de devida diligência aprimorado sendo conduzido em transações de pós-desmonetização”, disse um representante do Banco Axis.

Mais do que isso, a Central de Segurança Industrial (CISF) começou a apreender ouro e dinheiro em 10 aeroportos em várias cidades da Índia, apreendendo 245 kg de ouro dentro das quatro semanas de 10 de novembro a 8 de dezembro. Sobre o preço médio global de mercado, 245kg de ouro equivalem a cerca de US$ 9,1 milhões.

A China, que ultrapassou a Índia para se tornar o maior importador de ouro do mundo em 2014, também começou a ver um aumento significativo no valor do ouro em meio a restrições à importação do metal precioso. Em 2 de dezembro, os valores do ouro praticados na China alcançaram uma alta de 3 anos, como o ouro foi vendido no mercado local em cerca de US$ 24 cada onça, (dados da Thomson Reuters).

“A oferta tem sido limitada e, portanto, os valores mantiveram-se firmes”, disse o analista da consultoria de metais GFMS, Cameron Alexander.

Com a China e a Índia, dois dos maiores importadores de ouro do mundo hoje, restringindo a importação de metal e impondo regulamentações pesadas sobre o mesmo, o mercado global do ouro está gradualmente em declínio. Enquanto isso, como Zschaepitz observou, o preço bitcoin está em uma tendência de alta, atingindo seu preço mais alto desde 2014 na maioria das principais bolsas bitcoin, incluindo Bitstamp.

Bitcoin ultrapassa o ouro como o ativo global seguro

Em uma plataforma de mídia social, Zschaepitz comparou a tendência de preços do ouro e bitcoin em um gráfico de dados. A linha rosa no gráfico, que representa o bitcoin, notavelmente aumenta de valor conforme a linha amarela, a qual representa o ouro, diminui.

cylf9lbwiaeyoez

O Bitcoin é o novo refúgio seguro. A moeda digital continua subindo enquanto os preços do ouro continuam caindo. Pic.twitter.com/6qPkzANxvQ

– Holger Zschaepitz (@Schuldensuehner) 12 de dezembro de 2016

Segundo a BraveNewCoin, fornecedora de dados em moeda digital da Nova Zelândia, a China, o maior importador de ouro do mundo, conduz aproximadamente 96,25% do comércio global de bitcoin.

Portanto, se o mercado de ouro chinês continuar a diminuir e uma pequena porção dele aportar seu capital em bitcoin, isso provavelmente vai aumentar o preço da moeda digital.

Duas das principais razões pelas quais os investidores e comerciantes estão mudando de ouro para bitcoin é a alta liquidez e transportabilidade de bitcoin. Em alguns países, como a Índia e a Venezuela, o governo criou patrulhas de fronteira e grupos policiais em aeroportos para proibir ou restringir o transporte de ativos como o ouro.

Hoje, por exemplo, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, fechou a fronteira com a Colômbia para “combater o contrabando de moeda”, como fez a Índia com grupos policiais de aeroportos para limitar a importação de ouro.

Se continuarem a existir regulações e políticas rigorosas sobre o ouro, o valor do bitcoin, uma moeda digital de valor, que apresenta vantagens significativas sobre o ouro em termos de liquidez e transportabilidade, manterá a sua tendência ascendente em longo prazo.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *