Outro banco estatal da China apresenta pedido de patente para sistema de Blockchain

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), um dos quatro maiores bancos estatais do país, está desenvolvendo um sistema de Blockchain para autenticação de certificados digitais e armazenamento de dados.

Publicado em 30 de Abril de 2018 por

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), um dos quatro maiores bancos estatais do país, está desenvolvendo um sistema de Blockchain para autenticação de certificados digitais e armazenamento de dados. Isto fo afirmado no pedido de patente que a organização apresentou no Escritório Estadual de Propriedade Intelectual (SIPO).

Como indicado no pedido, o banco planeja usar o sistema de Blockchain para aumentar a eficácia do processo de emissão de certificados, bem como para liberar os usuários de preencher os mesmos documentos em diferentes departamentos.

Na descrição do sistema, o emissor primeiro verifica os dados do usuário com um certificado específico em um formato digital. Após a aprovação, essas informações são criptografadas e movidas à Blockchain, que por sua vez atualiza o registro distribuído, disponível ao mesmo tempo para várias agências interessadas.

Em seguida, o sistema decifra os dados do usuário e fornece acesso ao documento caso receba uma solicitação de uma agência autorizada, o que aperfeiçoará o processo. Vale notar que este é o primeiro pedido de patente do ICBC relacionado à Blockchain e arquivado com o SIPO.

A razão para a inovação foram inconveniências que os chineses têm que enfrentar: atualmente eles são forçados a fornecer o mesmo certificado várias vezes, seja relacionado a educação, casamento ou nascimento, em todos os departamentos com os quais tiverem que trabalhar.

“Tradicionalmente, os usuários são forçados a receber um certificado diretamente do emissor, que realiza esse processo manualmente. Depois disso, eles o fornecem aos departamentos que irão requerer o documento. Este processo é ineficiente e apresenta riscos de falsificação”, observa o pedido do banco.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment