Notícias

Político indiano chama Bitcoin de esquema de pirâmide

Um político indiano declarou publicamente no parlamento suas preocupações quanto ao uso e adoção do Bitcoin no país, questionando sua legitimidade como moeda.

Um político indiano declarou publicamente no parlamento suas preocupações quanto ao uso e adoção do Bitcoin no país, questionando sua legitimidade como moeda. Ele também pediu que as autoridades financeiras da Índia regulassem a cripto.

Kirit Somaiya, um membro do parlamento e político indiano do partido atualmente no poder, insinuou que o bitcoin é um “esquema de pirâmide” citando especialistas desconhecidos, enquanto ele categorizou o BTC como uma “moeda hipotética”.

Declarando suas preocupações ao parlamento indiano, Somaiya disse o seguinte sobre a mais proeminente dentre as moedas virtuais do mundo:

“O uso do Bitcoin, uma moeda hipotética, está aumentado rapidamente na Índia, bem como no mundo. Especialistas expressaram suas preocupações de que o Bitcoin é um tipo de esquema de pirâmide. Essa questão deveria ser endereçada com bastante seriedade e existe uma necessidade urgente de estudar o avanço do Bitcoin na Índia. Não existe regulamentação. O suposto ativo funciona como uma moeda e parece-se com um esquema de pirâmide, o RBI (Reserve Bank of India, o banco central do país) e o SEBI (Securities and Exchange Board of India, órgão similar à SEC americana), bem como o Ministério das Finanças devem tomar as atitudes necessárias para proteger o público de outra fraude tipo ponzi”.

Somaiya, um graduado em contabilidade do final dos anos 70 possui Ph.D. em finanças, possui suas preocupações baseadas no aumento meteórico da adoção da criptomoeda no país. Ele também fez presença em uma entrevista à um canal local de notícias, onde o entrevistador insistiu que o Bitcoin havia sido reconhecido como moeda por vários países ao redor do globo. A resposta do político foi:

“Não sei sobre outros países, mas [aqui] alguém precisa regular o Bitcoin”.

Podemos assumir que os problemas do parlamentar está intimamente ligado à falta de regulamentação da moeda digital. A falta de regulamento dá lugar ao possível alastramento de esquemas de pirâmide baseado em Bitcoin. O abuso da criptomoeda ocorre em, basicamente, qualquer lugar do globo, uma vez que o Bitcoin é um ativo que pode ser usado mundialmente através da internet.

Mas ainda sim, não é possível entender se o político está apenas preocupado de fato com a população, ou se deseja manchar a reputação do Bitcoin para fortalecer a economia local, já muito depreciada desde que o RBI decidiu retirar valores das ruas com a demonetização.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *