Possível cúmplice do fundador da Silk Road é extraditado para os EUA

No dia 27 de junho, em Seul, representantes dos parlamentos da Eurásia concordaram em estabelecer um cyber-secretaria sobre a economia digital

Publicado em 18 de junho de 2018 por

O canadense Roger Clark, conhecido sob o pseudônimo de Variety Jones ou simplesmente VJ, foi extraditado da Tailândia para os EUA, onde é suspeito de ajudar nas atividades ilegais do DarkNet Marketplace Silk Road. Isso foi relatado pelo Wired.

Presume-se que Clark, de 56 anos, fosse conselheiro sênior do criador da Silk Road, Ross Ulbricht – que atualmente está cumprindo pena de prisão perpétua sem direito de perdão no Colorado – e responsável pela infraestrutura técnica do mercado, contratando programadores e trabalhando no gerenciamento de relações com o usuário. Nos EUA, acredita-se que Clark também tenha obstruído a justiça.

Uma vez que Ulbricht confessou a Variety Jones que contou sobre um tipo de atividade a um amigo da faculdade e uma garota, VJ o aconselhou a mudar o nome de Silk Road para “Terrible Pirate Roberts”, a fim de criar um mito de que o site era controlado por diferentes pessoas em diferentes momentos.

Em 2013, VJ mudou seu apelido para Cimon. À época, foi repetidamente sugerida a necessidade de eliminar o administrador do site, que atendia pelo pseudônimo de chronicpain e foi preso por agentes do FBI durante um acordo fraudulento sobre a venda de cocaína.

Ross Ulbricht ordenou ao usuário sob o nick nob (conta do FBI na Silk Road) que matasse Curtis Green (chronicpain). Policiais dramatizaram o assassinato de Green, e Ulbricht pagou US$80 mil por isso por uma transferência bancária.

Se Clark for considerado culpado dos crimes que lhe foram imputados, o prazo mínimo que o ameaça é de pelo menos 10 anos.

Vale ressaltar que Roger Clark foi preso na Tailândia em 3 de dezembro de 2015.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment