PUMP de criptomoedas: manipulação de mercado ou brincadeira?

pump cripto dmd

Publicado em 28 de junho de 2017 por

Há algum tempo, um de nossos usuários nos chamou a atenção a uma prática estranha nos gráficos da Bittrex. De acordo com ele, algumas moedas tinham uma subida acentuadíssima (PUMP) em questão de segundos, apenas para caírem para os valores pífios anteriores.

Investigando mais a fundo, chegamos até um grupo da popular plataforma social Telegram. No dito grupo, um camarada que se denomina como “Captain”, marca dia e hora exatos para dizer aos membros de seu grupo qual moeda terá seu valor incrementado.

O que é um PUMP?

A palavra de origem inglesa PUMP, quer dizer em uma tradução direta “Bombear”. Ou seja, quando uma criptomoeda ganha um PUMP, o valor dela é “bombeado” para cima, sendo aumentado de forma inorgânica.

Quando você começa a negociar criptomoedas, logo aprende que existem investidores conhecidos como “baleias” ou whales. Esses negociantes supostamente possuem uma quantia absurda em certas ou várias moedas, o que torna fácil para os mesmos manipularem o mercado.

Razão pela qual muitos acreditam que o mercado de criptomoedas é inteiramente regido pelos mandos e desmandos dessas ditas baleias. Entretanto, quanto maior a capitalização de mercado, mais difícil é a ação das supostas baleias, uma vez que seria requerido muito dinheiro para manipular os mesmos.

O que acontece no grupo do “Captain”?

Com a diferença de mais ou menos 1 dia, ele anuncia com antecedência que haverá outro PUMP, entretanto não diz qual será a moeda explorada dessa vez. Então, o indivíduo coloca um relógio regressivo contando os segundos até a hora marcada para a revelação da moeda a ter seu valor inflado.

Publicidade

Conforme o horário programado se aproxima, os anúncios do canal se tornam mais frequentes, mostrando aos seus pouco mais de 15.000 usuários que o momento finalmente está chegando.

Após mexer bastante com as emoções dos investidores, ele finalmente revela com um link direto qual é a moeda que terá seu valor inflado. Na sequência, o que podemos ver no gráfico dessa dita moeda é o seguinte pico:

pump-criptos-bittrex-min

Em questão de segundos o valor da moeda anunciada tem ganhos incríveis, de 1000%, 1200% e até mesmo 1600%.

Então funciona mesmo! (Será?)

A pergunta correta aqui deveria ser PARA QUEM funciona. Uma pessoa com certeza está lucrando horrores com essa prática: O próprio dono do canal, uma vez que ele tem a chance única de comprar quantas unidades quiser desses tokens de pouco movimento antes de anunciar aos outros.

No mais, se um de seus usuários tiver sorte o bastante de pegar o valor da moeda ainda baixo, menos de 1 segundo após o anúncio, e ainda conseguir vendê-la antes do próprio “Captain”, talvez seja possível obter lucro com isso.

Então, sim, essa é uma prática que PODE funcionar, mas possui muito mais chances de ser um belo tiro pela culatra. Se a internet ficar lenta, se o site da Bittrex travar, se seu computador travar, se seu gato subir no seu colo, se sua vizinha chamar para comer Shawarma ou uma infinidade de coisas que podem ocorrer na hora de vender a cripto, você VAI ACABAR SEGURANDO UM MONTE DE TOKENS SEM VALOR.

Além do mais, a única coisa que evita que o “Captain” fale para os outros antecipadamente qual será a moeda a subir, é ele mesmo. Ou seja, caso você faça parte desse grupo e leve a cabo as instruções do dono, comprando as criptos recomendadas no momento oportuno, estará confiando nele a quantia que investir.

Questões éticas nesse tipo de PUMP

Publicidade

Vamos agora, por alguns momentos, pensar onde está a ética nesse negócio. De acordo com a Wikipédia, Manipulação de mercado é a tentativa deliberada de interferir com o livre e esperado comportamento do mercado financeiro. Ela geralmente ocorre ao se criar eventos falsos ou artificiais que interfiram no valor de determinado ativo financeiro.

Praticamente toda nação do mundo que permite seus cidadãos a operarem em mercado financeiro consideram a prática de manipulação de mercado algo ilegal. No Brasil, a manipulação de mercado é um crime contra a ordem financeira e é regido pela lei 10.303 de 2001.

Todavia, você pode dizer: mas o mercado de criptomoedas não é regulado no Brasil. E isso está completamente correto. O mercado de criptomoedas AINDA não é regulado no Brasil, bem como em boa parte do resto do mundo.

Assim sendo, como as leis não regulam, então não existe ninguém preso por manipular o mercado de criptos até o momento. Entretanto, vamos voltar à questão do “Captain” e seu grupo.

Olhando do ponto de vista moral, essa prática simplesmente é incorreta. Seja vendo pelo prisma dos que certamente perderão valor no pump ou pelo dano causado a médio e longo prazo com a injeção maciça de BTC no ecossistema dessas pequenas criptos.

Conclusão

Dá pra ganhar dinheiro com a prática desse grupo? Sim, é claro que dá. É certeza de que você vai ganhar dinheiro se tentar ir nessa onda? Absolutamente não. Não tem como prever se você conseguirá tirar seu dinheiro com um valor maior ou até mesmo igual ao que você investiu.

O cenário final mais provável é que você termine perdendo metade ou até mais dos valores que investiu na cripto anunciada no grupo. Além disso, antes de entrar de cabeça, lembre-se: Você está apenas ajudando o “Captain” e, potencialmente, seus amigos a enriquecerem.

O mercado das criptomoedas é um instrumento financeiro ainda jovem e sem regulação apropriada. Logo, ainda veremos muitos grupos de vários “Captains” da vida surgirem antes dessa fase do mercado passar.

Nota: O BTCSoul e sua equipe não se responsabilizam por perdas que possam ocorrer a partir de informações contidas nesse artigo. Quando for investir, o faça pesando os prós e contras de suas ações, bem como a legalidade das mesmas por conta própria. Afinal, não existe maior interessado em seu sucesso do que você mesmo.

Thiago
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.

4 comentários sobre: “PUMP de criptomoedas: manipulação de mercado ou brincadeira?

  1. Diego

    Tem sido notório o crescimento dessa prática na comunidade, é uma pena que as pessoas não percebam que estão sendo manipuladas.

    Artigo top

    1. Verdade. O que precisa ficar claro é que na maioria das vezes, o “jeitinho” acaba saindo pela culatra. Obrigado pelo elogio =)

  2. Nonato

    Qual o endereço do grupo do Captain, para eu não entrar.
    =D

    1. Hahahaha, infelizmente não podemos dar essa informação aqui Nonato, muitas pessoas leigas seriam seduzidas pelo “lado negro da força” 😉

Leave a Comment