Notícias

Qatar: Commercial Bank conclui transferência via blockchain

O Commercial Bank, um banco privado do Qatar, revelou a conclusão bem-sucedida de um piloto de blockchain inicial que permite transferências de fundos internacionais entre vários bancos da região e além.

O Commercial Bank, um banco privado do Qatar, revelou a conclusão bem-sucedida de um piloto de blockchain inicial que permite transferências de fundos internacionais entre vários bancos da região e além. A oferta poderia ter um impacto significativo nas remessas externas em um país que abriga um grande numero de imigrantes trabalhando.

O banco comercial de Doha, que afirma ser o primeiro banco privado do Qatar, anunciou a conclusão de um piloto de blockchain em parceria com sua aliança regional. A plataforma de blockchain hospedada em uma nuvem tem vários participantes, incluindo o ABank da Turquia, o Oman’s National Bank e o United Arab Bank dos Emirados Árabes Unidos, um banco indiano e um banco egípcio não nomeados.

Samir El-Sheikh, chefe operacional do Commercial Bank, afirmou:

“A blockchain nos permite melhorar nossa experiência de cliente tornando o serviço mais eficiente, reduzindo os custos de remessa internacionais e do financiamento do comercio”.

Automação aprimorada, maior segurança transacional, precisão e velocidade são todos sublinhados como benefícios da plataforma de transferência de dinheiro baseada em blockchain pelo Commercial Bank.

Além disso, o banco promete oferecer aos usuários transferências internacionais em tempo real de banco para banco a custos significativamente menores devido à falta de intermediários ou autoridades de compensação em um registro comum.

Com o sucesso da fase piloto, o banco afirma que vai trabalhar para obter a aprovação regulamentar do Banco Central do Qatar. Além disso, o banco diz que vai envolver as partes interessadas para estender sua rede fechada (privada) criando um bloco com parceiros bancários em outros países. Os corredores de alta remessa são especialmente visados, incluindo os mercados das Filipinas, Nepal, Egito, Paquistão e Emirados Árabes Unidos.

“A Blockchain tem enorme potencial para mudar o setor de serviços financeiros e estamos orgulhosos de sermos os pioneiros na liderança desta tecnologia no Qatar, introduzindo mais uma nova tecnologia para fornecer a melhor experiência do cliente para todos os nossos usuários”, acrescentou o chefe do Commercial Bank, Joseph Abraham , sublinhando o objetivo do banco de distribuir comercialmente remessas baseadas em blockchains para seus clientes.

Regionalmente, o Banco Nacional de Abu Dhabi, adotou a Ripple powered blockchain para pagamentos transfronteiriços em fevereiro deste ano.

Notavelmente, a segunda fase do projeto blockchain mudará seu foco em transações de trade finance. O objetivo é transformar um processo manual, tradicionalmente exaustivo, intensivo e ineficiente em papel, em um fluxo automatizado transparente e sem papel.

Além da remessa, o setor de finanças comerciais está vendo um rápido desenvolvimento e implantação de soluções baseadas em blockchain, já que gigantes tecnológicos, bancos e até governos veem a tecnologia inovadora inaugurando uma mudança transformadora em uma indústria significativa que permite o comércio global.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *