Notícias

Quais Altcoins estão implementando o SegWit?

Várias grandes corretoras de criptomoedas quase que simultaneamente declararam que a implementação do protocolo Segregated Witness (SegWit) lhes permitiu reduzir significativamente a comissão de retirada de fundos.

O SegregatedWitness (SegWit) , a atualização proposta para o protocolo Bitcoin, feita pelos desenvolvedores do Bitcoin Core,  ainda está longe da ativação. Exigindo 95% do poder de hash para sinalizar suporte para a solução, a adoção de mineiros aparentemente estagnou em cerca de 25%, por enquanto.

Mas, claro, o código aberto da SegWit está lá na rede. Como tal, altcoins baseadas no código do Bitcoin podem levar o código e implementar a solução. Na verdade, pelo menos duas altcoins estão adotando SegWit: o Litecoin e a Viacoin.

E parece que o SegWit pode ser ativado em uma dessas altcoins antes que ele esteja se ative na rede Bitcoin.

Soft fork

Embora a maioria geralmente concorde que o SegWit seja uma mudança benéfica para o protocolo Bitcoin, alguns discutem que o lançamento da atualização como um soft fork  seja o melhor caminho a seguir. Enquanto um soft fork oferece compatibilidade para trás e diminui a chance de uma divisão de moeda, um hard fork pode ser ligeiramente “mais limpo” a partir de uma perspectiva de código.

Charlie Lee é o inventor do Litecoin, uma das mais antigas altcoins e ainda o mais valioso fork do Bitcoin. Disse que prefere o SegWit como um soft fork, tanto para o Bitcoin quanto para o Litecoin.

“Acho que o Bitcoin Core está fazendo a escolha correta ao implantar o SegWit com um soft fork “, disse Lee. “É um bom equilíbrio entre o risco de um hard fork e a adição de complexidade de código. Para o Litecoin, um hard fork é menos arriscado porque a comunidade é menor. Então, em se tratando do Litecoin, faz sentido fazer o SegWit como um hard fork. Mas, isso faria com que o código do Litecoin fosse menos mantido se divergisse demais do Bitcoin. “

Atualmente colocado em 121 no índice de moeda digital da CoinMarketCap, o Viacoin é uma moeda digital relativamente pequena, mas com uma história notável. Os desenvolvedores do Bitcoin Core BtcDrak e Peter Todd já estavam envolvidos no projeto. O Viacoin agora é liderado por Romano, um programador holandês que prefere seu sobrenome para permanecer desconhecido.

Romano disse que a complexidade do SegWit está sendo exagerada, e acha que a abordagem do soft fork deve funcionar bem.

“O SegWit em si é muito simples”, disse Romano. “Uma grande quantidade dos patchsets são na verdade testes. Há outras mudanças auxiliares, por exemplo, para a camada peer-to-peer para relé de bloco compacto e peering, mas o  SegWit é conciso e fácil de entender. Ele também irá fornecer um método muito mais limpo de atualizar a linguagem de script após a ativação. “

Aumento do tamanho do bloco

Como talvez o benefício mais conhecido, o SegWit está configurado para oferecer uma duplicação efetiva do limite de tamanho de bloco, no caso do Bitcoin, de um para dois megabytes (por dez minutos). Qualquer altcoin que implementar o SegWit ganha um benefício semelhante, ou seja, qualquer limite de tamanho de bloco seria aproximadamente dobrada com a atualização.

No entanto, este é provavelmente também o recurso menos útil para a maioria das altcoins. Todas as altcoins experimentam um volume de transação muito menor que o Bitcoin atualmente. Então há muito pouca necessidade de um aumento de limite de tamanho de bloco nelas.

Independentemente disso, Romano apontou que o  SegWit oferece mais benefícios do que apenas um aumento da taxa de transferência.

“O objetivo principal da SegWit não é um aumento de capacidade”, disse ele. “É a maleabilidade de fixação, e fazendo scripting mais fácil de atualizar também. Ele ainda corrige alguns problemas de longa data, como o hash quadrático. Um limite de tamanho de bloco maior é um bom extra, mas acho que o SegWit tem mérito por si só. Uma vez que a maleabilidade seja corrigida, coisas muito mais excitantes serão possíveis, como swaps atômicos, canais de pagamento bidirecionais e redes lightening”.

Lee, que também é Diretor de Engenharia da Coinbase, concordou que o SegWit beneficiará o Litecoin, mesmo que o aumento efetivo do limite de tamanho de bloco seja irrelevante. Assim como Romano, Lee também apontou que as redes lightening habilitadas pelo SegWit poderiam aumentar a interoperabilidade da moeda com o Bitcoin.

“O SegWit não é uma característica de escalabilidade. A escalabilidade é um benefício lateral. As redes lightening  requerem uma correção de maleabilidade, e as redes lightening permitirão transações atômicas de cadeia cruzada. Isso permitiria que você enviasse litecoin em uma extremidade, e receba bitcoin na outra “, explicou Lee.

Ativação

O Litecoin, bem como o Viacoin verão o SegWit ao vivo em suas redes, mesmo antes de Bitcoin. Ambos têm uma liberação de SegWit agendada em algumas semanas a partir de agora, e possivelmente antes do final do ano. E enquanto Lee e Romano concordam que implementar o SegWit não é tão difícil, a revisão de código pode levar algum tempo.

Além disso, ao contrário de Bitcoin, o verdadeiro desafio pode ser conseguir que a comunidade, e mais importante ainda os mineiros, adotem a mudança. Embora os detalhes de ativação sejam ligeiramente diferentes de moeda para moeda, o SegWit irá, em cada caso, exigir em última instância 95 por cento de suporte de hash.

Para o Viacoin, que anteriormente tinha ativado o soft fork “CheckLockTimeVerify” antes do Bitcoin, Romano está esperançoso que a comunidade possa adotar esta atualização com rapidez também.

“O Viacoin tem uma comunidade de mineração menor, que poderia revelar-se um benefício”, disse ele. “Eu acho que todo mundo está animado para ver o SegWit ativado no Viacoin. Mas, é claro, cabe ao ecossistema adotá-lo. “

8vnz8-mr_400x400

Dito isto, uma das maiores pools de mineração na rede Viacoin é a F2Pool. Também ativa na rede do Bitcoin, a pool chinesa atualmente não está sinalizando suporte ao SegWit. Quando recentemente perguntado sobre o assunto, o operador da F2Pool, Wang Chun indicou que pode demorar até a primavera antes de assinalar suporte para o SegWit no Bitcoin.

Para o Litecoin, além disso, várias das principais pools necessárias para o sucesso da atualização são as mesmas pools ativas na rede Bitcoin. Isso inclui mais uma vez F2Pool, e também BW Pool e AntPool; nenhuma das quais estão atualmente sinalizando suporte para o SegWit no Bitcoin.

litecoin-logo

Mas, de acordo com Lee, que atualmente está discutindo o apoio do SegWit com os mineiros, há uma chance de que eles sinalizarão suporte para a atualização no Litecoin. E, como a “prata para o ouro do bitcoin”,  a ativação do SegWit  sendo bem sucedida no Litecoin pode até ajudar a convencer os mineiros do Bitcoin a ativá-lo também no Bitcoin, espera Lee.

“Um dos objetivos da Litecoin é ajudar a experimentar coisas que são muito difíceis de experimentar com o Bitcoin”, disse Lee. “Infelizmente, o Bitcoin está bloqueado com o SegWit versus o Bitcoin Unlimited. Eu quero ver o Litecoin ajudar a quebrar esse impasse de uma maneira ou de outra. Isso significa que temos que correr o risco: se o SegWit for ativado no Litecoin mas não no Bitcoin, depois de um ano, nosso código base pode ficar muito diferente. Eu estou disposto a assumir esse risco para ajudar a mover as coisas tanto para o Litecoin quanto o Bitcoin e para as criptomoedas em geral”.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *