Notícias

Rede Ethereum afirma que fará novo fork

ethereum e seu novo fork

Rede Ethereum afirma que fará novo fork. Parece que os problemas para a rede Ethereum nunca acabam. Menos de três meses após um hard fork problemático que resultou na criação do Ethereum clássico, a fundação Ethereum já estuda um novo fork, dessa vez por conta de vários ataques sofridos nos últimos dias. Apesar dos riscos parece que a ideia de fork dessa vez esta sendo bem recebido pela comunidade ETC.

o motivo

Nas últimas semanas, a rede Ethereum vem sendo bombardeada com uma série ataques por um desconhecido, esses ataques vem causando lentidão da rede, e essa lentidão pode causar danos aos nós, com isso exchanges como a Kraken e a Shapeshift decidiram fazer uma pausa na negociação de ETH.

Essa paralisação vem causando grandes perdas, motivo pelo qual os desenvolvedores estão sendo pressionados para resolverem o problema o mais rápido possível, isso faz com que um fork seja uma saída rápida, e mais fácil, para parar esses ataques.

O pensamento é simples, ao invés de fazer correções na rede a cada três dias, com um fork resolveriam o problema de uma por todas.

O plano

ethereum

Aqui vale lembrar que esse fork seria diferente do primeiro, que foi feito para livrar a cara de investidores que perderam grandes somas com o DAO, e que mudou as regras de consenso da blockchain, ou seja, a contabilidade imutável desse ethereum fez seus contratos inteligentes “imparáveis”. Esse novo fork vem com a proposta de tornar a rede mais forte e protegida, promovendo a melhoria na segurança da rede.

Vale lembrar que a equipe do ethereum, sempre foi a favor de um hard fork, ate mesmo sugerindo que fosse feito um também no bitcoin. Eles também são a favor de mudanças nas regras do consenso, o que na opinião de muitos, mais atrapalharia que ajudaria a tecnologia como um todo, enfim aqui temos que dizer que forks sempre são usados pela fundação como sistema de atualização e afins.

Aos olhos de muitos desenvolvedores a equipe ethereum, quer esse hard fork  para atualizar a rede para  “Homestead”, a mais recente versão do software de ethereum, que correu de acordo com o plano inicial.

O atacante aproveitava uma função do ETH chamada de “gás”, essa função determina as taxas utilizadas para acessar o poder de processamento dos contratos inteligentes do ethereum. Com valores baixos a pessoa gasta pouco e consegue fazer muitas coisas no ETH, e é isso que os desenvolvedores estão tentando mudar.

A ideia desse hard fork é justamente mudar o preço do gás, fazendo com que seja inviável , ou pelo menos mais caro utilizar esse recurso para prejudicar a rede.

As opiniões

vitalik

Em um post de mídia social descrevendo as alterações propostas, Buterin explicou que os desenvolvedores em última análise, esperam adotar um mercado de taxa de gás mais dinâmico que possa atender às novas exigências da rede.

Mas agora, esta muito complicado sair da bagunça, e a equipe quer empurrar uma solução o mais rapidamente possível para parar as interrupções da rede.

“A longo prazo, certamente existem maneiras em que o cronograma de gás possam ser feitos de modo muito mais flexível”, o post de Buterin explica.

Mesmo pessoas de outras redes argumentam que o fork é a única opção viável no momento, a exemplo disso temos um desenvolvedor do ethereum clássico, a criptomoeda que só existe porque continuou a blockchain abandonada no hard fork passado, Vic Arulchandran que disse:

“Com as próximas Metropolis liberadas, sem dúvida, haverão mais problemas decorrentes, por isso, se eles continuam fazendo pequenas alterações até o lançamento correm o risco dos ataques serem agravados”.

Christopher Allen, da Blockstream disse:

“Eles realmente terão que fazer um hard fork, mesmo com todos os riscos que ele implica, para consertar o problema”.

Porem há também quem argumente contra, o economista e investidor, Tuur Demeester argumentou que ethereum poderia encontrar-se em uma situação, novamente, onde o apoio inicial para um hard fork proposto acabe gerando consequências imprevisíveis.

“O fork que criou o ethereum clássico causou muita animosidade e muita insatisfação na comunidade”, observou ele.

“Eu ficaria preocupado que isso vai minar a ideia de que ethereum é uma rede estável, onde as pessoas podem, realmente, implementar contratos que podem sustentar interações de negócios do mundo real”, disse ele.

Muitos ainda acreditam que as pessoas já estão preocupadas, uma blockchain que pode ser mudada a cada momento, segundo o desejo de seus desenvolvedores, por mais necessário que seja, trazem para o negocio, todo, uma insegurança ímpar em se tratando de blockchains. As pessoas veem nelas uma forma de se livrarem de fraudes e roubos e se a cada minuto elas podem ser modificadas, então não são confiáveis.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *