Relatório: criptomoedas de bancos centrais são uma ameaça ao sistema financeiro global

Pesquisadores do Bank for International Settlements publicaram um relatório que observa: criptomoedas emitidas por bancos centrais podem ser perigosos para a estabilidade do sistema financeiro global.

Publicado em 16 de Março de 2018 por

Pesquisadores do Bank for International Settlements publicaram um relatório que observa: criptomoedas emitidas por bancos centrais podem ser perigosos para a estabilidade do sistema financeiro global.

Assim, de acordo com os autores do relatório, moedas digitais emitidas por esses bancos podem se tornar concorrentes do dinheiro fiat – isso pode desencadear um aumento das taxas de juros, já que o dinheiro tradicional será “removido” do sistema de bancos comerciais.

“A introdução das moedas digitais de bancos centrais trará problemas fundamentais que vão além dos sistemas de pagamento e dos mecanismos de implementação da política monetária e de crédito”, enfatiza o relatório.

Além disso, de acordo com pesquisadores, criptomoedas dessas entidades bancos podem levar à instabilidade no trabalho dos bancos comerciais. Pior ainda, a introdução de tais instrumentos levará a um significativo aumento do papel dos bancos centrais no sistema financeiro.

“Elas [as criptomoedas nacionais] podem aumentar, sem necessidades, o papel dos bancos centrais na alocação de recursos econômicos. Por sua vez, isso pode levar a perdas econômicas gerais, especialmente se essas organizações forem menos eficientes na alocação de tais recursos em comparação ao setor privado”, destacam os pesquisadores. “Isso pode levar os bancos a territórios inexplorados e também servir como uma razão para o aumento da interferência política”.

Vale ressaltar que em fevereiro, o gerente geral do Bank for International Settlements, Agustín Carstens, criticou severamente as criptomoedas, chamando o Bitcoin de “uma bolha, um esquema de Ponzi e uma catástrofe ambiental”.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Compartilhe!

Leave a Comment