ripplenet swift xrp

O esforço da equipe de blockchain da Ripple para ultrapassar a rede de pagamentos SWIFT, que tem décadas de historia, atraiu a atenção da mídia. Os seus produtos subjacentes e o token digital XRP tornaram-se uma prioridade para vários serviços de transferência de dinheiro digital e de telecomunicações interbancárias em todo o mundo.

SWIFT Payment reage à competição das empresas de blockchain

O sistema de pagamentos internacionais SWIFT está, sem dúvida alguma, sentindo a pressão da concorrência por parte das soluções de blockchain, como a solução da Ripple, por exemplo. Devido a isso, no início de dezembro de 2018, a SWIFT anunciou o lançamento de um “sistema integrado de validação de pagamentos”, que parece ser uma tentativa da empresa de competir com as startups financeiras e as empresas emergentes que fornecem soluções de blockchain.

Ao fazer esse anúncio, o SWIFT pretende analisar as crescentes queixas sobre a eficácia dos pagamentos realizados dentro do sistema. Inicialmente, a empresa usou 14 grandes bancos para testes-piloto de “pré-validação” para detectar erros. Sua declaração oficial é a seguinte:

“O piloto é a primeira etapa do lançamento do ambicioso programa de validação de gpi. O objetivo do piloto é construir a base de um novo serviço integrado e interativo que melhorará significativamente a eficiência do processo de pagamentos e que será finalmente disponibilizado para todos os 10.000 bancos da rede SWIFT.”

Será que a Ripple Blockchain pode substituir a rede de pagamentos SWIFT?

O principal estrategista de mercado da Ripple, Cory Johnson, aposta na rede da Ripple e não na SWIFT. Em um vídeo revelado recentemente, ele destacou os principais aspectos das soluções de blockchain da Ripple.

Quão longe a Ripple está de ultrapassar a SWIFT Payment Network?

No entanto, o vídeo de Cory foi filmado em meados de novembro de 2018, logo após Brad Garlinhouse, CEO da Ripple, foi entrevistado pela Bloomberg sobre a questão da Ripple ter como objetivo ultrapassar a rede bancária SWIFT. Consequentemente, Brad Garlinhouse disse à Bloomberg que há pelo menos 100 bancos conectados ao SWIFT, incluindo o gigantesco Grupo Santander que já estava usando o produto xCurrent da Ripple.

Enquanto Cory Johnson aposta na Ripple e não no SWIFT para clientes globais, ele também mencionou o fato de que vários clientes estavam usando “tanto a Ripple como o SWIFT”. Ele comentou que os clientes prefeririam um sistema de pagamento que oferece transferência rápida com menor custo, o que é possível com a Ripple e o XRP. Ele acrescentou ainda que o XRP é mais eficaz em termos de valores transferidos e que a taxa de 1500 transações / segundo é uma taxa muito grande para uma rede digital.

“Eu esperaria que nessa situação o cliente usasse apenas o produto da Ripple”, ele concluiu.