Notícias

Rússia apresenta seu roadmap para economia digital

O Nono Tribunal Arbitral de Apelação de Moscou tomou uma decisão que obriga o empresário Ilya Tsarkov a transferir o acesso de sua carteira criptográfica para reabastecer a propriedade da falência.

O governo russo submeteu à consideração do presidente Vladimir Putin o programa de “Economia digital na Federação Russa”. Isso foi publicado na revista ForkLog.

De acordo com o documento, em sete anos na Rússia deverão haver pelo menos 10 empresas na esfera de altas tecnologias, e o sistema de ensino superior deverá atender a demanda de especialistas no campo da TI.

Em geral, a Rússia planeja usar novas tecnologias, incluindo a blockchain, em oito áreas:

– Regulamentação estadual;

– Infraestrutura da informação;

– Pesquisa e desenvolvimento;

– Pessoal e educação;

– Segurança da Informação;

– Administração pública;

– Cidade inteligente;

– Saúde digital.

Regulamentação estadual

Até 2018 a Rússia deve, a nível legislativo, consolidar os conceitos básicos e os princípios de regulamentação da economia digital e as responsabilidades dos principais participantes na atividade econômica.

“Além de eliminar as restrições legislativas existentes, teremos de desenvolver uma lei abrangente que regulará os problemas da economia digital. O trabalho começará neste verão, após a aprovação de um plano de ação detalhado. Essa lei revolucionará a lei”, disse o vice-ministro do Desenvolvimento Econômico, Savva Shipov.

Infraestrutura de informação

Até 2020, espera-se um aumento significativo no número de patentes para invenções no campo da tecnologia da informação. Para que isso ocorra, a Rússia pretende fornecer incentivos fiscais às empresas envolvidas no desenvolvimento de tecnologias modernas.

Será introduzido um sistema de interação entre institutos de pesquisa, universidades e empresas. Nesse âmbito, haverão empresas de alta tecnologia, cujo desenvolvimento poderá entrar no mercado global.

Pesquisa e desenvolvimento

O termo-chave da nova economia será “plataforma digital” – um modelo de negócios de alta tecnologia que gera lucro através do intercâmbio entre grupos independentes de participantes. O exemplo mais simples de tal plataforma é o táxi Uber ou o serviço Airbnb.

Trabalhando em uma única plataforma digital, as empresas podem compartilhar seus produtos e experiência – carregá-los para um servidor remoto, para uma “nuvem”, e etc.

Pessoal e Educação

A partir de 2019, os estudantes russos começarão a aprender os conceitos básicos de TI. O tema será introduzido no currículo escolar, e será conduzido por especialistas do setor de economia real.

A geração mais velha terá a oportunidade de reciclar seus conhecimentos profissionais no campo de TI, o que evitará o desemprego associado a “expulsar” pessoas por robôs.

Ao mesmo tempo, propõe-se substituir os diplomas escolares e cadernos de trabalho por “trajetórias de desenvolvimento pessoal” – um documento eletrônico que indica o tempo de serviço dos funcionários e estudantes.

Administração pública

Os órgãos do Estado estão entre os primeiros a recusar os operadores de papel a favor do digital, o que reduzirá o número de certificados e outras formas de relatórios.

Até 2019, o fluxo de trabalho digitalizado será colocado em servidores na nuvem. O lançamento de um projeto piloto sobre a análise de “dados amplos” e a tomada de decisões no domínio da gestão estadual e municipal está previsto para ocorrer em 2022.

Cidades inteligentes

A reconstrução de grandes cidades russas com a introdução de tecnologias digitais na gestão de recursos de energia e água começará em 2018. Há planos para lançar projetos de estacionamento automatizado e transporte público não tripulado. Uma lista específica de municípios, no entanto, ainda não foi anunciada.

Os residentes de assentamentos remotos com uma população de mais de 1.000 pessoas terão acesso à Internet de banda larga a uma velocidade de 100 Megabits por segundo, e as operadoras de telefonia móvel incentivarão a introdução de redes de quinta geração (5G).

A publicação não forneceu informações detalhadas sobre os itens do programa para a segurança da informação e saúde digital. Em geral, a execução do programa do governo foi projetada para estar totalmente ativa ate 2024.

Anteriormente, durante um programa de rádio, o “Linha Direta”, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que, sem a economia digital, o país não tem futuro.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *