Notícias

Sberbank e Alfa-Bank testarão soluções criptomonetárias na sandbox do Banco Central da Rússia

O Banco da Rússia está considerando a possibilidade de integrar a plataforma de Blockchain Masterchain, desenvolvida pela FinTech Association, no espaço de pagamento único da União Econômica Euroasiática (UEE).

As instituições financeiras Sberbank e Alfa-Bank anunciaram planos de testar e implementar novas soluções criptomonetárias para clientes VIPs no âmbito da sandbpx regulamentar do Banco Central da Rússia. Isto foi relatado pelo Kommersant.

As soluções são algoritmos de troca que operam com base em uma carteira de investimentos de seis criptomoedas. A negociação terá lugar em corretoras auditadas: Bitstamp e Kraken, por exemplo. O investimento mínimo no produto para os investidores começa em US$500 mil.

“O cliente de fato recebe uma unidade no fundo. Os ativos do fundo são armazenados usando soluções de custódia e auditados pela segurança cibernética do Grupo IB. A unidade é líquida, e será possível solicitar o saque em moedas fiduciárias a qualquer momento”, afirmou Alexey Prokofiev, sócio-gerente da AddCapital.

Os produtos para projetos-piloto foram criados pela iniciativa “Compatibilidade adiantada com o regulador” que está sendo desenvolvida pelas subdivisões do Sberbank, do Alfa Bank, do fundo AddCapital e do Depositário Nacional de Liquidação (DNL), com o apoio do Grupo IB e da empresa de consultoria AltHaus. Note que o DNL atuará como um depositário para o armazenamento de ativos digitais e protegerá os direitos dos investidores.

Este projeto visa preparar, na Rússia, o terreno para o reconhecimento de criptomoedas como ativos de investimento.

“Queremos oferecer aos nossos clientes uma versão absolutamente transparente da entrada para ativos digitais que atenda plenamente aos requisitos regulatórios e que lhes permitirá investir em um produto russo que lhes interesse”, disse Anna Ivanchuk, vice-diretora do Sberbank Private.

Vale ressaltar que a data exata de apresentação do pedido de participação do projeto na sandbox do Banco da Rússia ainda é desconhecida.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *