Segwit2x: roteiro pós hard fork do Bitcoin

Desenvolvedores do SegWit2x se recusam a incluir proteção contra ataques de repetição

Publicado em 10 de agosto de 2017 por

A equipe de desenvolvimento do Segwit2x apresentou o roteiro para os próximos três meses, que descreve os planos para o hard-fork, que assume um aumento no tamanho do bloco do Bitcoin para 2Mb. Esta proposta foi incluída no chamado Acordo de Nova York, assinado em Maio deste ano por um grupo de representantes da indústria.

Um roteiro foi divulgado logo após o protocolo Segregated Witness (SegWit) ter sido registrado na rede Bitcoin. Em seu blog, o desenvolvedor do Segwit2x, Jean-Pierre Rupp publicou o seguinte:

Publicidade

Publicidade

“Em novembro de 2017, aproximadamente 90 dias após a ativação das Segregated Witness na rede do Bitcoin, será gerado um bloco com um tamanho de 1Mb a 2Mb com o objetivo de aumentar a largura de banda da rede. Espera-se que, nessa época, mais do que 90% da capacidade de computação fornecendo o trabalho da rede Bitcoin continue a minar grandes blocos”, disse o relatório.

Os desenvolvedores do Segwit2x chamam atenção para o fato de que o aumento do tamanho do bloco para 2Mb, acordado pelos participantes do Acordo de Nova York, foi discutido pela primeira vez durante a mesa redonda em Hong Kong. Ambos os acordos estipularam que o SegWit seria implementado primeiro e depois disso o tamanho do bloco seria aumentado para 2Mb.

Agora que a questão do SegWit está resolvida, o grupo de trabalho Segwit2x acredita que os participantes do ecossistema precisarão atualizar seu software. Entre outras coisas, as mudanças estão sujeitas à serialização de transações, cálculo de hash de transação, mecanismos de execução de script e validação de blocos. Um novo esquema de endereço também foi proposto.

“Felizmente, a atualização é compatível com Segregated Witness e as carteiras existentes usando o método de verificação de pagamento simplificado (SPV) e os nós completos devem continuar funcionando sem quaisquer alterações”, disse Rupp.

O hard fork Segwit2x, de acordo com os desenvolvedores, deve ocorrer no bloco 494.784, enquanto o cliente será incompatível com a versão atual do Bitcoin Core e o software tem suporte de nós que suportam o UASF.

Deve-se notar que a proposta da Segwit2x continua a ser criticada por uma parte significativa da comunidade. O principal motivo é que foi feito a portas fechadas sem grandes discussões e reflete os interesses dos representantes das empresas em primeiro lugar.

Além disso, a necessidade de tal atualização é questionada, quando já existe uma blockchain com blocos maiores (Bitcoin Cash) e a cadeia original que, tendo sobrevivido com sucesso a um estresse, continua seu desenvolvimento e dificilmente precisa de outro conflito entre os players.

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

Leave a Comment