Notícias

Sem Segwit Não há rede Lightning

Trabalhando na implementação do protocolo Lightning Network de Bitcoin, a startup de Blockchain ACINQ lançou um navegador para a nova rede.

“Há muitas pessoas trabalhando em soluções de segunda intenção que estão esperando o Segwit”, diz o diretor de segurança da Bitfinex, Phil Potter, em uma discussão entre desenvolvedores do Core, participantes do ecossistema Bitcoin. O  entusiasta de Bitcoin Roger Ver disse. ” Há oito ou nove projetos diferentes de Lightning sendo patrocinados no momento, e que estarão completamente fora de questão sem o SegWit. Claro, temos algumas maneiras de criar vias de pagamento sem o Segwit, mas sem ele não teremos uma rede confiável de Lightning e a correção de maleabilidade é realmente útil para isso. Consertar a maleabilidade tem sido o santo graal por um longo tempo. “

O Sr. Potter, cuja exchange de Bitcoin, a Bitfinex sofreu um hack de US$ 71 milhões em 2016, acrescenta: “O fato de podermos ativar o SegWit através de um soft-fork, deveria ser razão suficiente para fazê-lo”.

A Lightning Network é um protocolo projetado para acelerar a blockchain do Bitcoin, e potencialmente outras blockchains.  À luz da limitação de tamanho do bloco do Bitcoin, a Lightning Network procurou criar um sistema para criação de um canal de pagamento para blockchains, que representam transações de assinatura múltipla em uma blockchain através de canais bidirecionais para acertar transações instantâneas.

“Eu era bastante cético sobre as diferentes soluções similares ao Lightning, e não gosto da forma  como eles estavam tentando implementar canais de pagamento com confirmação zero”, diz Alex Petrov, da Bitco, empresa de segurança e infraestrutura do Bitcoin. “Zero-confirmação é a base para a dupla despesa, e isso arruína a ideia básica do BTC. O Lightning é uma ideia brilhante e eu gosto, porque fornece o pagamento imediato usando o mesmo Bitcoin de uma maneira muito segura. Se você se aprofundar na solução técnica, perceberá que está abrindo um novo mundo para micro pagamentos. Fornecer pagamento imediato é poder enviar o dinheiro em milissegundos, em volumes enormes usando canais diferentes.”

Além disso, os desenvolvedores do Core destacam a segurança no Sistema Lightning:

“No Lightning já quase não existe maneira de manipular, roubar ou perder dinheiro, não importa se você já mandou a transação, o valor ficará ali travado um segundo, e se ela não for confirmada, você recebe seu dinheiro de volta,” adicionou Petrov.

Os desenvolvedores de Bitcoin Core postulam o Lightning como uma maneira de resolver muitos dos problemas que a rede do Bitcoin vem enfrentando.

“O Lightning é um caso de uso separado, resolve muitos problemas que eu acho que Roger quer resolver”, diz o desenvolvedor do Bitcoin e fundador da Ciphrex, Eric Lombrozo. “Ele resolve o problema de confirmação zero, você pode enviar transações com segurança muito rapidamente e a baixos custos. Eu não vejo como alguém diria que eles não querem que o problema de uso seja resolvido. Agora, você não pode enviar pequenas quantidades e ser economicamente viável. Isso é útil para distribuição de conteúdo e aplicativos de serviço. Seria ótimo ter esses outros casos de uso que não competem (inicialmente) na capacidade da blockchain.

Você pode ver que o suporte do SegWit no site bitcoincore.org, e que uma grande fatia da indústria está por trás dele e quer vê-lo ativar. Depois de um monte de trabalho e problemas, isso foi o melhor que pudemos fazer; ele duplica a capacidade, permite casos de uso adicionais que não podíamos implementar antes “. Petrov acredita seja o momento de colocar a base, para que futuras expansões possam funcionar.

“Acho que fornecer uma base sólida para futuras extensões, como Lightning e MAST, e fornecer flexibilidade adicional poderá escalar o Bitcoin e utilizá-lo para múltiplos propósitos; aumentando enormemente seu potencial para o futuro”, diz ele. “O Lightning como solução pode fornecer uma enorme quantidade de transações e facilmente competir com Visa, Mastercard e Paypal.”

Será que é tão ruim assim a não introdução do SegWit na rede do Bitcoin? Acho que querer que o Bitcoin seja mais que uma moeda é forçar e estragar uma coisa perfeita. Meu avô sempre dizia: “quem tudo quer tudo perde”, acho que o Core deveria rever as prioridades da ativação do SegWit.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *