Siacoin, o futuro da armazenagem de dados.

Publicado em 28 de agosto de 2016 por

SIACOIN

Siacoin é uma plataforma de armazenamento descentralizada desenvolvida ativamente. Os usuários em todo o mundo contribuem com espaço para armazenando em seus computadores para formar uma rede descentralizada. Qualquer pessoa com siacoins pode alugar espaço de armazenamento pagando para aqueles que fornecem este espaço. Uma combinação de contratos inteligentes, codificação, apagamento e criptografia garantem a segura e privacidade do conteúdo armazenado, criando uma rede de armazenamento descentralizado e de confiança. Você pode baixar e usar Sia hoje! Basta entrar em Sia.tech .
Um contrato inteligente na blockchain garante através do uso de provas de criptografia de armazenamento que anfitriões só sejam pagos
se eles mantiverem o arquivo ao longo da duração do contrato. O emprego de códigos de apagamento tais como códigos Reed Solomon
garantem os arquivos armazenados na nuvem online, mesmo se a maioria dos anfitriões na rede não forem confiáveis ou tiver interrupções freqüentes. Todos os arquivos dos clientes estão sempre criptografados e protegidos, impedindo que os anfitriões mexam no conteúdo dos arquivos e até mesmo de descobrir em que está armazenado baseado no tamanho do mesmo.
A natureza distribuida da rede Sia permite várias otimizações em latência, taxa de transferência, confiabilidade e segurança.
A natureza descentralizada da rede Sia permite que qualquer pessoa com armazenamento possa receber o pagamento, diminuindo a barreira de entrada e reduzindo o preço global de armazenamento em nuvem.

A tecnologia 

A fundação da Sia é uma blockchain que utiliza prova de trabalho (PoW). Os contratos de armazenagem são um novo tipo de transação aplicadas pela blockchain.  O algoritmo de hash do Sia é blake2b. P2pool e as carteiras multisig são ambas suportados no Sia.
Quando um arquivo é enviado para o Sia, um contrato de armazenagem é criado contendo a raiz Merkle do arquivo, uma recompensa para o hospedeiro, e uma penalidade para o host (ambos em siacoins). Depois de acordados quanto duração, o acolhimento é obrigado a provar que o arquivo ainda está disponível, fornecendo uma prova Merkle aleatória. Se a prova for válida, o anfitrião é recompensado; de outra forma, o anfitrião é penalizado. Números aleatórios são gerados de forma determinística usando o bloco mais recente como uma semente.
Siacoin tem suporte para dois canais ou maneiras de pagamento e dois caminhos de contrato diferentes. Entre outras coisas, isso proporciona maciça escalabilidade e elimina a necessidade de transações sem confirmação. Uma vez que você entre em um canal de pagamento da rede, todas as transações dentro dessa rede serão imediatas e fim, sem o risco de um gasto duplo.
A fiabilidade é conseguida através da utilização de codificação num ambiente de apagamento maciçamente distribuído. A divisão codificada permite que um arquivo seja dividido em diversos pedaços, de modo  que o ficheiro original possa ser recuperado usando apenas alguns deles. Por exemplo, você pode tomar um arquivo de 50 MB, dividi-lo em 200 peças que são 1 MB cada, e, em seguida, você pode recuperar o arquivo original de QUALQUER uma das 50 peças. Este método tem a mesma sobrecarga que a criação de 4 cópias completas do arquivo, mas é muito mais confiável por ser muito menos provável que 151 dos 200 anfitriões fiquem off-line do 4 de 4 anfitriões fiquem offline.
À medida que a rede cresce, vamos aplicar a análise estatística para determinar a redundância necessária para fornecer 99,9999% confiabilidade aos arquivos. É provável que 3x sobrecarga seja um exagero absurdo e estatisticamente dará uma precisa imagem de como muita sobrecarga é necessária.
Usando 200 hosts para armazenar um arquivo significa que os downloads podem ser paralelos. Mesmo se o anfitrião padrão do Sia não tiver velocidade de upload rápido, o paralelismo massivo ativado por Sia significa que o download será super rápido de qualquer maneira.  Adicionalmente, você pode optar por ligar apenas para os centros de dados que são o mais próximo e o mais rápido. Esta optimização
(Conhecido como um CDN) é um projeto extremamente caro para um serviço de armazenamento em nuvem tradicional, mas para Sia é um marco natural uma consequência da rede descentralizada.
Como a segurança é uma prioridade de Sia, toda a criptografia é executada localmente; as pessoas que armazenarem seus arquivos não terão capacidade de ver o que você enviou. Não só  cada arquivo será criptografado separadamente, como cada PEÇA de cada arquivo é criptografado separadamente e os anfitriões não são informados de quais peças são parte do mesmo arquivo.

Publicidade

Publicidade

A criptomoeda 

Sia usa uma nova criptomoeda, chamada de siacoin. Os desenvolvedores irão explorar os primeiros 100 blocos antes de liberar o código de mineração para o publico. Além destes primeiros blocos, não haverá premineração de siacoins. No primeiro bloco a recompensa será de 300.000 siacoins. Cada recompensa dos blocos depois disso serão um siacoin menor do que a recompensa bloco anterior (299,999, 299,998, em seguida, e assim por diante). Quando a recompensa bloco atinge 30.000, todos os blocos restantes darão um valor de 30.000 siacoins de recompensa. O tempo de bloqueio é de 10 minutos. Cada siacoin é composto por 10 ^ 24 unidades indivisíveis.
As características mais importantes de Sia só podem ser acessadas usando siacoins. Todos os contratos de armazenagem e todos os pagamentos em Sia necessitam de siacoins. Esta exigência significa que, como Sia cresce em uso, assim também vai exigir para siacoins.
Como a demanda cresce, o preço vai aumentar. Se Sia está sendo usado por milhares de milhões de dólares de armazenamento, bilhões de dólares
de siacoins serão necessários. O valor da siacoin está indissoluvelmente ligado à quantidade de armazenamento em uso na rede SIA.
Sia tem uma segunda criptomoeda, chamado de Siafund. 3,9% de todos os pagamentos de contratos de armazenamento de sucesso irão para os titulares dos siafunds. Existem 10.000 siafunds total e todas as 10.000 são completamente preminerado. A empresa-mãe do Sia, Nebulous Inc., detém cerca de 8750 destes siafunds. Os siafunds restantes foram vendidos em uma crowdfund que ajudou a financiar o desenvolvimento precoce do Sia. O principal objetivo do siafunding é fornecer uma maneira de financiar o desenvolvimento de Sia sem depender de doações ou uma premineração. Mais pessoas usando Sia significam mais financiamentos disponíveis para contratar mais desenvolvedores. Transações padrão não estão sujeitas à taxa.

O Plano de Negócios 

O objectivo a longo prazo do Sia é ser a espinha dorsal do armazenamento na Internet. Todo o armazenamento de longo prazo será realizado em Sia. Todos os filmes e música vão ser transmitidos a partir do Sia. Todas as imagens serão incorporadas a partir do Sia. Todas as empresas vão usar
Sia como um backend para armazenamento em nuvem. Sia pretende substituir Bittorrent, Amazon S3, Glaciar Amazon, Microsoft onedrive, e todos os serviços de armazenamento de backend na nuvem. Temos a intenção de substituir toda a indústria nessa area.
Ao longo dos próximos meses, estamos nos concentrando na construção a api e criar uma aplicação que substitua o Bittorrent. Se você tem idéias para coisas que você quer construir que usará Sia, favor entrar em contato com a gente. Sia é totalmente open source, e você pode usar a API sem obter permissão explícita ou pagamento de quaisquer royalties ou licenciamento
honorários.

O futuro 

A promessa de Sia é uma rede descentralizada de pequenos centros de dados que, em conjunto, compreendem mais rápido do mundo, mais barata e mais segura plataforma de armazenamento em nuvem. Hoje, ser um grande jogador de armazenamento em nuvem requer ter datacenters, construção de confiança no mercado, atingindo clientes e competir com gigantes como Amazon, Google e Microsoft. Quebrar este mercado é um esforço de milhões de dólares.
O Sia propõe uma mudança que permite os pequenos e eficientes bancos de dados que vendam seu armazenamento sem depender ter que adquirir confiança do mercado e sem ter orçamento para criar grandes datacenters. Sia reduz a barreira para a entrada de novos bancos de dados para criar uma rica e barata armazenagem para todos. Qualquer pessoa com uma conexão à Internet e uma fonte barata de armazenamento pode ganhar dinheiro.
O objetivo a longo prazo da Sia é tornar-se um sério concorrente para plataformas de armazenamento em nuvem existentes, incluindo Dropbox,
Google Drive, e onedrive. Nós prevemos um futuro onde os serviços ainda maciços tais como Netflix e YouTube usarão Sia para oferecer a melhor experiência do usuário para seus clientes.
Estamos ansiosos pel a revolução de armazenamento de dados. Nos ajude a fazer isso acontecer.(alguma ideia clique aqui).

Publicidade

Publicidade

Chrys
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.

comentário sobre

  1. nao sei nada diço mais vou aprender

Leave a Comment