Notícias

SWIFT testa solução de Blockchain para o setor bancário com sucesso

A Associação Mundial de Canais de Comunicação Financeira Interbancária (SWIFT) publicou os resultados do teste de uma solução com base na tecnologia de registro distribuído para contas Nostro correspondentes.

A Associação Mundial de Canais de Comunicação Financeira Interbancária (SWIFT) publicou os resultados do teste de uma solução com base na tecnologia de registro distribuído para contas Nostro correspondentes. Isso foi relatado pela Finextra.

34 bancos participaram do teste da solução DLT baseada na plataforma Hyperledger Fabric v1.0. Pelos resultados da experiência, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a tecnologia de Blockchain pode ser efetivamente utilizada para coordenar as contas Nostro internacionais em tempo real. Ao mesmo tempo, os participantes da SWIFT acreditam que é muito cedo para aplicar novas soluções a nível de toda a rede interbancária.

“A prova do conceito (PoC) foi implementada muito bem e confirmou que um significativo progresso pode ser feito através da tecnologia de registro distribuído e Hyperledger Fabric”, afirmou Damien Vanderveken, chefe do departamento de desenvolvimento de sistemas distribuídos da SWIFT. “O sandbox DLT nos deu a capacidade de controlar o acesso, identificar e garantir os direitos dos usuários, gerenciar dados confidenciais fornecendo-os apenas a certos participantes e garantir o funcionamento de um sistema de identificação confiável”.

Além disso, ele acredita que a tecnologia de registro distribuído permitirá gerenciar melhor a liquidez bancária e conciliar as contas Nostro de uma forma mais eficiente. No entanto, para a implementação generalizada da Blockchain no setor bancário, é necessária uma cuidadosa preparação da infraestrutura relevante, cujo trabalho deve atender a muitos diferentes requisitos. Assim, o processo de transferência de bancos para Blockchain pode não ser rápido.   

528 canais forma criados para testar a solução de Blockchain, ligando as contas Nostro de 34 bancos. De acordo com os desenvolvedores, a dificuldade reside no fato de que, para a integração completa do novo sistema no trabalho dos bancos, é necessário abrir e apoiar mais de 100 mil desses canais. Contudo, a SWIFT prometeu continuar buscando as possibilidades de integração mais eficaz das soluções DLT no setor bancário.

Este projeto faz parte de uma iniciativa maior da SWIFT, chamada Global Payments Innovation (GPI), lançada em fevereiro de 2017 com o objetivo de transformar o sistema bancário correspondente entre os bancos.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *