TicinoCoin pode ser nova moeda de estado suíço

Ticino, uma unidade federativa da ponta sul da Suíça poderia em breve ter sua própria moeda digital, já chamada de Ticinocoin. Saiba mais!

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 por

Ticino, uma unidade federativa da ponta sul da Suíça poderia em breve ter sua própria moeda digital, já chamada de Ticinocoin, caso dois cientistas computacionais consigam executar a ideia.

Vizinho direto da Itália, Kanton Tessin é uma área onde a língua predominante é o italiano, com pouco mais de 350.000 habitantes e uma área de aproximadamente 2.800 km².

Publicidade

Publicidade

O objetivo de seus idealizadores é que uma unidade da TicinoCoin (TIC) seja equivalente a um Franco Suíço. Assim sendo, o lançamento ou seguro sobre as TICs requereria aprovação da agência regulatória financeira suíça, a qual não é completamente adversa a abraçar novas tecnologias e inovações financeiras.

Enquanto os detalhes são poucos, a fase piloto do projeto foi noticiada como conclusa na semana passada. Concebida pelos cientistas computacionais Claudio Rossini e Michele Fiscalini, a moeda baseada em blockchain está sendo desenvolvida para promover a economia local e até mesmo ajudar os necessitados.

Fiscalini deu uma declaração sobre a sua TicinoCoin:

“Se pudermos usar a TicinoCoin para fundar um projeto piloto em Ticino, podemos ligar a moeda à uma renda básica incondicional, se encontrarmos uma maneira de financiarmos tal proposta sem nos apoiarmos pesadamente sobre os recursos estatais”.

Se a moeda digital for posta em uso, Fiscalini ainda comenta que poderia economizar custas administrativas na região, uma vez que toda e qualquer transação é gravada e assegurada pela blockchain, transparente para todos.

De acordo com Fiscalini, “já até mesmo existem terminais que os comerciantes poderiam usar para coletar TicinoCoin”.

A ideia geral é de ligar a criptomoeda aos serviços e produtos locais, contribuindo para a promoção da economia local através de um ecossistema de pagamentos mais barato e de simples uso.

Publicidade

Publicidade

Thiago
Thiago é co-fundador e o suporte técnico, famoso faz-tudo, por trás do BTCSoul. Para ele o interesse nas criptomoedas, Blockchain e Bitcoin se encontra também em seu código.

Leave a Comment