Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO

Detentores de NEO participarão de um Airdrop grátis depois que o NEO Council anunciou que distribuiria 20 milhões de tokens Ontology (ONT) à comunidade como um gesto de apreciação.

Publicado em 22 de julho de 2018 por

Sobre a NEO

NEO é uma plataforma de Blockchain originária da China que permite a criação de identidades e certificados virtuais ligados a bens que possuem validade legal e contratos virtuais que podem ser usados em combinação com esses certificados e identidades, ou não. O NEO (criptomoeda de mesmo nome pertencente à plataforma) passou por um boom logo que foi lançado, sendo a principal moeda digital de seu país originário, superando o valor em capitalização de mercado de moedas como TRX (Tron) e Monero (XMR) e ficando na posição #11 em capitalização. Com funções às vezes similares ao Ethereum, o NEO permite, ao contrário deste, 10 mil transações por segundo – o Ethereum permite 15. É por isso que, apesar de uma maior popularidade do Ethereum, o NEO é a primeira escolha para quem quer realizar contratos virtuais e transações quase instantâneas. Além disso, ao contrário do Ethereum, que aceita apenas sua linguagem própria (Solidity), os contratos e aplicativos feitos no ecossistema NEO podem ser feitos utilizando-se de linguagens conhecidas de programação, como C++, Java e Python, o que facilita a criação pelos programadores, que, desse modo, não precisam aprender uma nova linguagem de programação. Por esses motivos e outros, o NEO é uma moeda com tanto valor e potencial.  

É importante lembrar que NEO é a moeda utilizada para realizar transações, e é dela que falamos aqui. Para executar funções como guardar informações e programar algum aplicativo ou contrato, utiliza-se GAS. A moeda de troca utilizada em Exchanges e pela qual é calculada a capitalização de mercado do NEO é NEO, não GAS. Se você deseja apenas guardar suas moedas para fazer transações financeiras, como investimentos, compras e trocas, o GAS é irrelevante.

Criando sua carteira Neon

Instalando a Neon

A carteira Neon é uma carteira multi-plataforma (aceita diversos sistemas operacionais), gratuita, segura e de fácil uso para NEO. Clique aqui para acessar o site e começar a criação de sua carteira NEO. Ao acessar o site, faça download da carteira de acordo com o sistema operacional que usa, por exemplo, Windows.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

Depois, abra o arquivo e execute a instalação normalmente.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

O Neon abrirá em seguida. Caso isso não aconteça, abra o aplicativo normalmente pelo atalho criado no menu iniciar, desktop ou qualquer outro, dependendo do sistema operacional que estiver utilizando.

Criando sua carteira pelo aplicativo

O menu inicial básico do aplicativo é esse. Para criar sua primeira carteira, clique em Create a new wallet.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

Aqui, você escolhe uma senha para utilizar no aplicativo Neon. Lembre-se de algumas coisas:

  • Você só poderá acessar sua carteira pelo computador no qual ela foi instalada – isso evita que a carteira seja invadida pelo aplicativo por alguém que souber sua senha
  • Mesmo assim, escolha uma senha extremamente segura. Como estará lidando com valores potencialmente altos, é sempre recomendável que você utilize uma senha que não contenha dados pessoais, como números de telefone ou qualquer coisa que torne-a mais fácil de ser descoberta. De qualquer forma, além de saber sua senha, para acessar sua carteira Neon, um invasor teria que ter também acesso ao seu computador.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

Clique em Generate keys para gerar sua chave pública e privada, ou seja, sua carteira.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

Esse endereço público e chave privada (public address e private key) são a sua carteira. Eles são utilizados para receber e enviar NEO. Sua chave privada é utilizada para enviar e sua chave pública é utilizada para receber fundos. Elas são sua carteira em si, independente do aplicativo que estiver utilizando. Neon é apenas o aplicativo que facilita o envio e recebimento de fundos a partir delas. Por isso, deve-se guardar sua chave privada em um lugar seguro e nunca compartilhá-la com ninguém. A pública, por outro lado, deve ser compartilhada sempre que você quiser receber NEO de outra pessoa ou instituição. Elas também podem ser transformadas em um QR code, tornando alguns tipos de recebimento mais fáceis. Clique em Print para imprimir todos esses valores ou copie a mão em um papel sua public address e private key e guarde em um lugar seguro. É possível também copiar esses valores (clicando no ícone ao lado deless) e colar em um bloco de notas, por exemplo, salvando esse arquivo no seu computador ou, de preferência, em um pen-drive, para segurança máxima. Essa é sua carteira universal para guardar, enviar e receber NEO. Ao utilizar uma exchange para comprar ou vender NEO, por exemplo, essa sequência de números e letras serão requisitadas. Dê um nome para sua conta e clique em Save account.

Utilizando a Neon

Clique em Back para fazer login. A tela inicial será mostrada novamente. Agora, você pode clicar em Login using a saved wallet para começar a fazer uso de sua carteira através do Neon.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

Selecione sua carteira pelo nome que você deu a ela e a senha que escolheu e clique em Login. Observe que nem aqui sua chave privada será exibida, nunca mais, tamanha a importância de que apenas você tenha acesso a ela. Por isso, é importante guardá-la, junto de sua chave pública, em um lugar seguro, possivelmente mais de um, caso deseje utilizar sua carteira sem acessar o aplicativo Neon, por exemplo.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

O aplicativo oferece várias facilidades. Seu saldo em NEO e GAS e o equivalente em dólares é mostrado na tela, e o histórico de transações são mostradas à direita. O valor de compra do NEO, em dólares, é mostrado logo acima.

Para enviar NEO, clique em Send

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

Digite a chave pública do recipiente em Recipient Address e o valor em amount e a transação ocorrerá instantaneamente.

Para receber NEO, a pessoa ou corretora, por exemplo, que estará enviando esses valores, deve saber sua chave pública. Clique em Receive e copie o valor dela ao lado, enviando para a pessoa ou digitando na corretora que lhe enviará os valores.

Tutorial: como criar uma carteira para guardar, enviar e receber NEO. BTCSoul.com

O mesmo procedimento pode ser feito com GAS, bastando trocar a opção de NEO para GAS, caso seja do seu interesse receber, enviar GAS ou utilizá-lo em contratos e aplicativos.

Considerações finais

  • Na realidade, o Neon é apenas um aplicativo que facilita a realização de transações a partir de sua carteira e permite criação de novas carteiras de forma ágil e simples. Sua carteira, em si, serão os valores gerados por ele, que podem ser utilizados em qualquer plataforma.
  • Todas as imagens foram geradas pelo próprio autor a partir de screenshots das telas do site e do aplicativo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo é um engenheiro frustrado que, ao decidir investir em criptomoedas e estudar o mercado, decidiu que gostava mais disso que do investimento em si. Já trabalhou como consultor para criptomoedas atualmente no top 100, dApps e publica periodicamente em revistas americanas e, aqui no Brasil, na BTCSoul. Acredita que a adoção geral de uma Smart Economy resolveria boa parte dos problemas do mundo.

Compartilhe!

Leave a Comment