Notícias

Um Mês de ativação do SegWit: mempool vazia e comissões reduzidas

Foi exatamente há um mês a ativação do protocolo de Segregated Witness. Em toda a comunidade do Bitcoin existia uma grande expectativa sobre o que ocorreria após esse evento.

Foi exatamente há um mês a ativação do protocolo de Segregated Witness. Em toda a comunidade do Bitcoin existia uma grande expectativa sobre o que ocorreria após esse evento. Então, quais são os primeiros resultados que você pode observar um mês depois?

Mempool

Com a implementação do SegWit, o número de transações não confirmadas na rede Bitcoin diminuiu acentuadamente e permanece em níveis mínimos ao longo do último mês com pequenas flutuações.

Um Mês de ativação do SegWit: mempool vazia e comissões reduzidas. BTCSoul.com

Fonte: blockchain.info

Como pode ser visto a partir do gráfico acima, logo após a ativação do protocolo, a Mempool ficou praticamente vazia. No momento da publicação, na segunda-feira, 25 de setembro, seu tamanho é de apenas 5,51 MB, e o próprio número de transações não confirmadas é de cerca de 5000.

Em comparação, dois dias antes da ativação do SegWit, 22 de agosto, a quantidade de transações não confirmadas na rede Bitcoin excedeu 82 MB, que na época era o mais alto nos últimos dois meses. Na época, o número de transações não confirmadas era de cerca de 100.000.

Comissões

Reduzir o tamanho da Mempool, por sua vez, fornece uma rápida confirmação das transações, e isso é extremamente importante, pois gera uma redução também nas comissões.

Como pode ser observado no gráfico abaixo, o valor médio das comissões desde a ativação do SegWit também caiu, voltando à média do final de julho / início de agosto.

Um Mês de ativação do SegWit: mempool vazia e comissões reduzidas. BTCSoul.com

Fonte: bitinfocharts.com

De acordo com 21.co, a confirmação está mais rápida e barata por transação no momento: atualmente é necessário pagar 160 satoshis por byte. O valor médio para uma transação de 226 bytes é 36,160 satoshis.

Adoção do SegWit

Conforme observado anteriormente pelos desenvolvedores do Bitcoin Core, a ativação do SegWit não significa a adoção imediata do protocolo: no momento, a atualização de infraestrutura depende diretamente das próprias empresas – fornecedores de carteiras, corretoras, serviços de processamento e etc.

Por exemplo, a Exchange Bitstamp, a carteira GreenAddress e vários outros serviços já realizaram a atualização necessária, outros players não o fizeram por vários motivos. Além disso, mesmo o cliente oficial do Bitcoin Core, cuja versão atual foi realizada em meados do mês, atualmente não suporta esta opção, prometendo implementar a atualização necessária no futuro próximo.

No entanto, apesar do lento ritmo de adoção da tecnologia, o número de transações da SegWit na rede Bitcoin até segunda-feira, 25 de setembro, atingiu 5%. E à medida que a infraestrutura é atualizada e as atualizações necessárias são feitas, não há dúvida de que esse valor só crescerá no futuro.

Um Mês de ativação do SegWit: mempool vazia e comissões reduzidas. BTCSoul.com

Fonte: segwit.party

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *