Notícias

Unlimited passa SegWit pela primeira vez

A porcentagem de blocos que estão sinalizando suporte para o Bitcoin Unlimited superou o Segregated Witness, tornando-a a solução mais popular no momento.

A porcentagem de blocos que estão sinalizando suporte para o Bitcoin Unlimited superou o Segregated Witness, tornando-a a solução de escala mais popular no momento.

Escalando a rede do Bitcoin

A escala é a questão mais importante e premente do Bitcoin no momento. A capacidade atual do tamanho do bloco permite que sejam feitas de três a sete transações por segundo na rede. Com muitos blocos chegando perto do máximo, a rede do Bitcoin, em breve, será incapaz de apoiar a sua crescente base de usuários, o que significa que os usuários podem estar sujeitos a taxas maiores do que o habitual ou longos prazos de confirmação.

A blockchain do Bitcoin

Como tal, existem atualmente várias soluções sendo apresentadas sobre como aumentar a capacidade de transação do Bitcoin. Os dois líderes são o Segregated Witness (SegWit) e o Bitcoin Unlimited. Estas duas opções, embora de grande popularidade, diferem muito entre si e representam os lados opostos do debate em curso sobre o tamanho do bloco.

Enquanto a atualização SegWit tem muita atenção da mídia e foi rápida ao capturar o apoio de várias pools de mineração e outros serviços, a porcentagem de blocos minados que estão sinalizando a aprovação para o SegWit estagnou em torno de 25% e foi ligeiramente caindo nas semanas passadas.

O Bitcoin Unlimited, no entanto, vem ganhando apoio ao longo destas últimas semanas e acabou de ultrapassar o SegWit. Essa mudança pode se tornar um momento crucial para o Bitcoin, já que os torcedores do SegWit podem se unir apoiando a solução mais popular na esperança de acabar com o debate sobre o tamanho do bloco de uma vez por todas.

Quem apoia o quê?

Vale a pena notar que as opiniões sobre este assunto diferem não só dentro da comunidade, mas também entre as empresas que prestam serviços em Bitcoin, como pools de mineração, bolsas e provedores de carteira.

Muitos dos principais serviços da indústria planejaram ou estão atualmente apoiando a atualização do SegWit. Estes incluem serviços como a Blockchain.info, Ledger Wallets, Electrum, OKCoin, Bitfinex e Coinfloor. Algumas das pools mais populares como BitClub, BTCC e Bitfury também estão sinalizando seu apoio para SegWit.

Em contraste, as empresas que suportam o protocolo Bitcoin Unlimited não foram tão vocais sobre o assunto. No entanto, é possível ver que grandes pools de mineração como Bitcoin.com, BTC.TOP, ViaBTC e SlushPool estão atualmente apoiando o Bitcoin Unlimited, com a Slush, apoiando realmente ambas as soluções.

No ultimo mês, pudemos observar que o apoio ao SegWit e também ao Bitcoin Core estão caindo. Enquanto o Bitcoin Unlimited vem ganhando adeptos, apesar do erro que causou, fazendo a bitcoin.com minerar um bloco inválido.

Bitcoin Unlimited

O Bitcoin Unlimited é um protocolo de Bitcoin alternativo, que permite que o limite de tamanho do bloco seja definido dinamicamente em vez de exigir mudanças constantes para aumentar o limite de tamanho de bloco à medida que a base de usuários da rede cresce. Isto significa que o limite de tamanho de bloco pode ser ajustado sem a necessidade de forks, desde que a maioria dos nós vote sobre o ajuste.

Os usuários podem indicar sua preferência sobre o problema do tamanho do bloco e direcionar seu nó para retransmitir apenas os blocos abaixo do seu tamanho preferido, dificultando assim a distribuição de blocos maiores pela rede. Isso dá uma “voz” a todos os participantes da rede e não apenas aos mineiros.

No entanto, esta abordagem suscitou algumas preocupações de centralização, uma vez que as decisões na rede poderiam ser conduzidas por um pequeno grupo de utilizadores que controlam uma parte significativa do poder econômico da mesma.

SegWit

O Segwit é uma atualização, que entre outras coisas, permitirá que os dados de testemunhos contidos em cada transação, também conhecida como assinatura digital, sejam removidos da própria transação e movidos para o chamado bloco estendido, permitindo que as transações sejam menores, aumentando assim a capacidade de transação da rede.

O consenso

Para que o Bitcoin Unlimited ou o Segwit sejam aprovados, 95% dos nós da rede devem sinalizar sua aprovação, o que pode ser feito para este último executando a última versão do Bitcoin Core.

O Bitcoin não é a única blockchain atualmente tentando implementar o SegWit. O Litecoin está atualmente com um voto semelhante, onde atualmente 2,4% da rede está sinalizando seu apoio para a atualização.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *