Notícias

Valores especulativos: fundador do Hotmail critica IOTA e criptomoedas em geral

O clube dos críticos do Bitcoin cresceu: o fundador do Hotmail, Sabir Bhatia, emitiu uma advertência aos investidores, dizendo que o valor de mercado das criptomoedas é baseado em especulação e não em sucesso comprovado.

O clube dos críticos do Bitcoin cresceu: o fundador do Hotmail, Sabir Bhatia, emitiu uma advertência aos investidores, dizendo que o valor de mercado das criptomoedas é baseado em especulação e não em sucesso comprovado. Isto foi relatado pela Arabian Вusiness.

“O modelo de negócios subjacente a elas [criptomoedas], que analisei, é fraude. Uma criptomoeda nada mais é do que um documento técnico, uma esperança do que o mundo pode se tornar no futuro”, disse ele.

Bhatia acrescentou que ideias não realizadas não podem ser estimadas em bilhões de dólares.

“Existe um token chamado IOTA, que é baseado na “Internet das coisas”. Mas eles não venderam nenhum dispositivo para ninguém. A ideia é a seguinte: “no futuro, um dispositivo IoT poderá falar com outro dispositivo IoT e realizar transações financeiras entre eles através da Blockchain. É uma ideia. E embora essa ideia nunca tenha sido realizada, ela custa US$15 bilhões. Os valores são absolutamente especulativos”, afirmou o desenvolvedor.

Enquanto Bhatia apoia o potencial da Blockchain como meio de um acordo transfronteiriço barato, instantâneo e democrático, ele compartilha a opinião de Warren Buffett de que muitos investidores perderão seu dinheiro investindo em criptomoedas.

Ele também rejeita os paralelos frequentemente citados como a bolha das pontocom, das quais fez parte na época. No final da década de 1990, bilhões de dólares foram investidos em sites que não tinham negócios em funcionamento e foram perdidos, o que causou vendas em grande escala nos mercados e derrubou muitos investidores.

“A situação atual é pior ainda. Pets.com, books.com e afins foram, pelo menos, versões das plataformas de lojas on-line que estão só crescendo hoje. Houve erros, mas olhe o que estamos fazendo na Internet hoje. Eles estavam certos, mas vieram cedo demais e não tinham uma margem de segurança, como a Amazon. Esses projetos malsucedidos tentaram escolher um nicho e se tornar uma solução em seu segmento. Não há nada de errado nisso”, observou o desenvolvedor.

Sabir Bhatia, um desenvolvedor de 49 anos da cidade de Chandigarh, no noroeste da Índia, é conhecido por ser o fundador do Hotmail, plataforma que vendeu com sucesso no final dos anos 90.

Assine nossa lista de e-mail!

e não perca nenhuma novidade sobre o Bitcoin e as criptomoedas
*Não se preocupe, nós odiamos spam e você pode sair da lista quando quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *